• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Transferência de faculdade: quando optar por essa decisão?

Dezembro 8, 2022

Transferência de faculdade: quando optar por essa decisão?
7:48

A transferência de faculdade é a alternativa encontrada por muitos estudantes para dar continuidade a uma graduação com a qual estão descontentes.

Há uma série de razões que podem fazer com que realizar o processo seja a melhor opção para concluir a formação com qualidade, além de poder realizá-la em condições mais viáveis de acordo com as necessidades do estudante.

Por isso, é fundamental que o aluno conheça essa possibilidade e verifique se, no seu caso, ela pode oferecer vantagens à sua formação.

Neste post, falaremos sobre a transferência de faculdade e quando optar por essa alternativa. Confira!

3 motivos para pedir transferência de faculdade

A transferência de faculdade é um processo que pode beneficiar estudantes em uma série de situações. 

Escolher o curso de graduação ideal e encontrar uma formação que forneça satisfação pessoal e profissional pode ser desafiador, pois se trata de uma decisão que depende de diversos fatores.

No entanto, parte igualmente importante dessa escolha é a da instituição de ensino em que a graduação será realizada, um ponto fundamental para receber uma habilitação de qualidade e que forme um profissional qualificado.

Um dos pontos que deve ser considerado é se a instituição é uma faculdade ou uma universidade.

A primeira é caracterizada pela formação em uma área específica, como exatas ou saúde, por exemplo. Já a segunda é mais completa e tem, de forma obrigatória:

  • variedade de conhecimento,
  • realização de pesquisas,
  • pós-graduação,
  • corpo docente com mestres e doutores,
  • autonomia para criar cursos.

Independente da opção escolhida, também é importante pensar na localização da sua sede e na infraestrutura que é oferecida aos alunos. Por isso, nem sempre é possível encontrar a instituição ideal logo de primeira.

Nesse caso, a transferência de faculdade pode ser a saída para concluir a formação em um local mais adequado às necessidades e desejos do estudante.

Descontentamento com o método de ensino

Compreender os conteúdos trabalhados na faculdade é fundamental para que o estudante conclua sua formação com os conhecimentos necessários para desempenhar com qualidade as atividades desenvolvidas em sua área de atuação.

Embora parte do processo de aprendizagem dependa do aluno, de sua dedicação e foco nos estudos, também é essencial que o método de ensino aplicado pela instituição seja eficaz e promova uma boa formação.

Esse fator envolve uma série de elementos, desde o sistema de avaliações escolhido pelos docentes da universidade até as plataformas utilizadas para proporcionar aos estudantes o contato com os materiais de cada disciplina.

Assim, em muitos casos, o aluno pode não se adaptar aos métodos utilizados pela instituição e ter sua formação prejudicada por aspectos que poderiam ser mais satisfatórios caso estivesse matriculado em outra instituição.

Nesse sentido, conversar com alunos de outras universidades e se informar a respeito dos métodos utilizados nesses locais pode ser uma maneira eficaz de encontrar um local que se adapte melhor ao seu próprio processo de aprendizagem.

Localização adequada

Outro aspecto que pode interferir na formação do estudante e levá-lo a tomar a decisão de trocar de instituição é a localização da universidade e seu acesso até ela.

Locomover-se até o ambiente da faculdade pode ser uma tarefa complicada, principalmente quando o aluno depende do transporte público e precisa investir um tempo exaustivo no trajeto até o local.

Dia após dia, o percurso pode vir a ser um empecilho para o estudante que precisa dedicar muitas horas ao estudo ou dividir seu tempo entre a faculdade e atividades de trabalho, tornando a rotina mais cansativa e prejudicando seu desempenho.

Nesses casos, pedir a transferência de faculdade para estudar em uma instituição mais próxima de casa pode facilitar o dia a dia e proporcionar mais qualidade de vida ao discente.

Além disso, vale ressaltar o papel dos cursos híbridos e EAD nesse cenário, pois podem trazer mais praticidade e flexibilidade na rotina de estudos através de aulas online que podem ser assistidas a qualquer momento.

Nessas modalidades, o estudante não precisa comparecer ao ambiente físico da universidade para assistir às aulas das disciplinas e realizar suas avaliações, o que proporciona uma otimização de tempo muito mais eficiente.

Qualidade da estrutura

Um último elemento que pode levar à decisão de realizar a transferência de faculdade é a estrutura do ambiente em que se estuda.

Contar com um local que proporcione os equipamentos e ambientes adequados para realizar uma formação consistente é essencial para que o estudante aproveite todo o potencial oferecido por esse estágio da sua vida profissional.

Há cursos, por exemplo, que dependem de aulas práticas nas quais se aplicam os conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas.

Para isso, no entanto, é preciso contar com laboratórios e espaços destinados a esse tipo de atividade, para que a prática seja efetiva e o aluno possa aproveitar ao máximo essa experiência.

Além disso, nos cursos híbridos e EAD o aluno também deve contar com laboratórios virtuais e plataformas de ensino eficientes, que promovam um processo de aprendizagem consistente e proporcionem ao estudante um contato próximo com os conteúdos de cada disciplina.

Por isso, caso a instituição não possa prover uma estrutura de qualidade, a transferência de faculdade pode ser uma boa opção.

Como funciona essa transferência?

Após a realização da matrícula na universidade, é possível realizar a transferência a qualquer momento.

Para isso, o estudante deve procurar a coordenação do seu curso, pois o processo pode apresentar diferenças de uma instituição para outra e é importante verificar quais os procedimentos a serem seguidos na faculdade em questão.

De modo geral, os documentos necessários são o histórico escolar e arquivos que tratem das ementas e conteúdos programáticos das disciplinas, para que a instituição de destino possa verificar quais delas são equivalentes às do curso em questão.

Além disso, documentos pessoais também podem ser solicitados ao fazer o pedido de transferência.

Outro ponto a ser ressaltado é que estudantes que contam com bolsas de estudos devem verificar a disponibilidade do auxílio na universidade em que pretendem se matricular, para que não percam o recebimento da bolsa.

Além de transferir a matrícula para outra faculdade, o aluno também pode optar por trocar de curso ou modalidade, indo do ensino presencial para o EAD e vice-versa.

Assim, as instituições envolvidas na transferência serão responsáveis por conduzir a maior parte dos procedimentos burocráticos, enquanto o estudante fica responsável por reunir as documentações necessárias e entrar em contato com quem for preciso.

Venha para a Ulbra!

Está pensando em fazer transferência de faculdade? Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos em diversas modalidades, para que você não apenas escolha o curso ideal para você, mas também realize sua formação no modelo que melhor atende às suas necessidades, seja presencial, híbrido ou EAD.

Além disso, contamos com polos credenciados em diversas localidades, para que você se matricule naquela que estiver mais próxima.

Para conferir mais informações, como detalhes sobre nossos processos seletivos e descontos nas mensalidades, visite nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!