Áreas de atuação de um médico veterinário: quais você conhece?
Dicas de carreira

Áreas de atuação de um médico veterinário: quais você conhece?

Quando se fala sobre as áreas de atuação de um médico veterinário, a primeira lembrança que vem à mente está relacionada aos trabalhos que envolvem o tratamento de saúde de animais domésticos.

Sem dúvida alguma, essa é uma importante área que a cada dia ganha mais força, pois, segundo o Instituto Pet Brasil (IPT), nosso país, em 2021 (último levantamento realizado), era o terceiro do mundo em números de animais domésticos.

De acordo com o censo, eram 149,6 milhões de pets distribuídos pelos lares brasileiros.

Para se ter ideia da representatividade desse segmento para a economia, o IPT estima que em 2022 foram gastos com pets R$ 59,2 bilhões, somente no Brasil.

Esses números apresentam subsídios suficientes para demonstrar que atuar profissionalmente nesse segmento é uma excelente escolha, porém, essa profissão vai muito além disso.

Esse profissional é requisitado nos laboratórios, serviços de fiscalização, ONG ‘s, fazendas e em um dos maiores negócios do planeta: a poderosa indústria de alimentos.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre as áreas de atuação de um médico veterinário e a respeito das grandes oportunidades existentes para aqueles que pretendem fazer uma faculdade nessa área. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito! 

Quais são as principais áreas de atuação de um médico veterinário?

São muitas as áreas de atuação de um médico veterinário, possibilitando que o profissional possa escolher aquilo que mais lhe agrada ou onde suas características estejam mais compatíveis.

O fato é que existem grandes oportunidades, muitas das quais não são observadas pelos estudantes até que iniciem seus cursos e venham a ter contato com o universo que envolve a medicina veterinária.

Vamos conhecer 5 áreas onde esse profissional é valorizado e colabora de forma definitiva para o sucesso das operações:

Clínica e Cirurgia

Trabalhar ou abrir uma clínica veterinária é uma das boas possibilidades que o profissional dessa área pode encontrar.

Para abertura de uma clínica, o estabelecimento precisa estar em conformidade com a Resolução n° 1015 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

A rotina desse profissional envolve o tratamento de doenças e ferimentos nos pets, onde em muitos casos se faz necessário recorrer às cirurgias, porém, além disso, o médico veterinário possui outras obrigações, como, por exemplo:

  • orientar para que o tutor mantenha a carteira de vacinação do animal em dia,
  • lembrar da importância das consultas e exames periódicos para a manutenção da saúde do pet,
  • orientar a alimentação adequada para o animal,
  • orientar a forma correta de higienização dos pets.

Animais de vida livre (silvestres)

Não é simples e nem fácil encontrar profissionais especializados em animais silvestres, ou seja, aqueles que “teoricamente” são livres e vivem junto à natureza.

No entanto, a demanda existe, pois não é raro encontrar pessoas que tem como pet tartarugas, pequenos mamíferos e répteis.

Além disso, existem muitas instituições que necessitam desse profissional, como é o caso de:

  • zoológicos,
  • aquários,
  • criadores,
  • centros de reabilitação,
  • órgãos do governo envolvidos com a fauna.

Especialistas nessa área são poucos, portanto, vale a pena pensar a esse respeito, já que a demanda por esses profissionais é grande, valorizando a área e oferecendo salários interessantes.

Saúde pública

A saúde pública faz parte de uma das principais áreas de atuação de um médico veterinário, pois, conforme dados da Revista CFMV (página 13), publicada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, sua presença é indispensável, porque:

  • 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais,
  • 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre.

Portanto, o médico veterinário cuida muito mais do que da saúde animal, protegendo os seres humanos através da prevenção e diagnóstico dos riscos causados pela zoonose, como, por exemplo:

  • raiva,
  • leptospirose,
  • brucelose,
  • tuberculose,
  • dengue,
  • febre-amarela, etc.

Além disso, a inspeção de alimentos é outra área que abre grandes oportunidades para esses profissionais, uma vez que são rígidas as leis com relação ao assunto e é preciso controlar pragas, insetos, roedores e animais que possam contaminar os produtos.

Se você planeja desenvolver uma carreira na área pública, está aí uma ótima oportunidade, não esquecendo que as próprias indústrias necessitam desses profissionais para garantir qualidade a seus produtos e receberem as certificações exigidas pelo mercado.

Produção animal

Aproveitando a menção feita às indústrias, outra área que não para de crescer e que depende de profissionais especializados em medicina veterinária é a de produção animal.

A indústria de proteínas brasileira está entre as maiores do mundo, onde se observa grandes resultados econômicos na exportação de carne:

  • bovina,
  • suína,
  • avícola.

O agronegócio internacional exige cuidados e ações que garantam produtos de qualidade e sem riscos nas mesas de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Portanto, dentre as áreas de atuação de um médico veterinário, o segmento de produção animal é uma das mais interessantes, gerando grandes oportunidades a esses especialistas.

Diagnósticos laboratoriais

Por fim, chegamos a outra área que vale a pena você conhecer e que necessita da presença de médicos veterinários.

Trata-se de oportunidades para aqueles que desejam se especializar em diagnósticos laboratoriais para animais.

É através desses exames laboratoriais que o profissional consegue avaliar a saúde dos animais, sejam eles de estimação ou envolvidos no agronegócio.

Através desse importante trabalho, é possível prevenir problemas e realizar diagnósticos com precisão, evitando que mercados venham a fechar suas fronteiras em função de doenças e suas possíveis ameaças, situação não rara nos negócios internacionais e até mesmo em território brasileiro envolvendo os estados.

Como se profissionalizar?

Para se tornar um profissional e passar a gerenciar a rotina de um médico veterinário, você precisa primeiramente ter o certificado de conclusão de um Curso Superior de Medicina Veterinária.

Esse curso deve ser realizado em uma instituição certificada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), como o da Ulbra.

O ideal também é que após a conclusão do ensino superior o veterinário formado faça os Programas de Residência Médica Veterinária da Ulbra. 

Para acompanhar os editais, clique aqui

O Curso Superior de Medicina Veterinária da Ulbra prepara você para atuar na assistência clínica e cirúrgica, indústria alimentícia, perícia técnica, saúde pública veterinária, centros de pesquisa, conservação de espécies e tecnologia de produção e sanidade animal.

Se você gosta dessa área e ainda tinha dúvidas a respeito das oportunidades existentes no mercado, saiba que esse problema não existe, especialmente se você acertar na escolha do seu curso superior.

Acesse nosso site e confira!

Publicado em 6 de outubro de 2023, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Compartilhar
Compartilhar
Pin
WhatsApp