• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Existe diferença entre carreira e profissão?

Dezembro 13, 2022

Existe diferença entre carreira e profissão? - Blog da Ulbra
7:07

As palavras carreira e profissão possuem significados distintos, ou seja, apesar da identificação que possuem junto às atividades profissionais, elas não são a mesma coisa.

Certamente você já foi perguntado sobre qual carreira deseja seguir. A pessoa que faz esse questionamento quer saber basicamente qual a sua área preferida para desenvolver as atividades profissionais.

Buscar por uma carreira que o faça feliz é uma decisão importante e inteligente, pois, muito provavelmente ela o acompanhará por muitos anos, portanto, é uma escolha que exige bastante atenção e reflexão.

Essa escolha se dá a partir dos conhecimentos obtidos na vida acadêmica, facilidades que possui com relação a algumas atividades ou uma forte atração por uma área específica.

Como exemplo, uma pessoa que adora trabalhar em projetos que envolvem montagens e manutenção de equipamentos não deveria optar por uma carreira voltada ao ramo do Direito, pois, muito provavelmente, irá se arrepender em alguma fase da sua vida em não ter desenvolvido os conhecimentos da área na qual era afim.

Quando falamos em profissão, o assunto é outro, pois se trata das atividades profissionais que alguém exerce no dia a dia.

Como exemplo, uma pessoa pode seguir uma carreira na área da saúde, no entanto, desenvolveu seus conhecimentos para atuar em alguma especialidade, como, por exemplo:

Isso significa que a profissão é a escolha realizada para atuar no dia a dia das atividades profissionais, portanto, é diferente da carreira.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso na carreira ocorre quando alguém atinge algum nível de direção na empresa ou instituição em que decidiu trabalhar, o que é um grande engano.

É importante entender que um profissional pode ser muito mais feliz atuando em projetos que envolvem atividades de pesquisa e desenvolvimento, como experiências em campo visando o estudo do comportamento humano, do que em um luxuoso escritório comandando uma equipe que irá realizar o trabalho que ele tanto gostaria de fazer.

Qual a diferença entre carreira e profissão?

Como vimos, carreira e profissão são conceitos diferentes.

A primeira é muito mais abrangente, pois a sua escolha ocorre a partir de:

  • crenças,
  • estilo de vida,
  • gostos,
  • sonhos.

A carreira é a trajetória que se segue na busca de uma atividade que se deseja praticar, ou seja, uma decisão fundamental que pode fazer a diferença entre ser feliz ou frustrado nas atividades profissionais.

Você conhece alguém que se viu obrigado a seguir a profissão de seus pais, pois, o desejo dos genitores era que desse continuidade aos projetos que faziam parte da família?

O objetivo, sem dúvida, era o de facilitar o encaminhamento profissional dos filhos, no entanto, alguns simplesmente obtiveram grande sucesso em áreas totalmente distintas do que aquela planejada pelos pais.

Inclusive, não são raros os casos de profissionais da área de exatas que gostariam de desenvolver o seu lado artístico ou profissionais de humanas que se identificam com o comércio exterior.

Outro fator que merece atenção diz respeito às especializações que existem na maioria das carreiras, possibilitando caminhos distintos para aqueles que a seguem.

Como exemplo, uma carreira na área jornalística oferece muitas oportunidades, como, por exemplo:

  • esportivo,
  • político,
  • econômico,
  • policial,
  • social, 
  • etc.

Além disso, alguns gostam da escrita, enquanto que outros preferem trabalhar com vídeos ou locuções.

O mesmo ocorre nas áreas da medicina, engenharia, pedagogia e tantas outras existentes que apresentam muitas oportunidades profissionais.

Particularidades da carreira

Diante de todas essas informações, vamos entender as particularidades existentes na carreira.

É muito comum que a escolha a respeito de uma carreira ocorra apenas depois de algum tempo, ou seja, durante o percurso na construção profissional e acadêmica.

Descobre-se em meio a caminhada que determinada área é muito interessante, quando mudanças ocorrem na medida em que o profissional busca pelo conhecimento e especialização em alguma oportunidade que surge.

Isso significa que a carreira é construída com o passar do tempo, portanto, é dinâmica e pode ser modificada a partir do momento em que se descobre novos desafios e oportunidades.

Essa situação acontece, em especial, em função das oportunidades e profissões que surgem no decorrer da trajetória principal, quando, em algum momento, descobre-se aquilo que se deseja para o futuro.

Portanto, é sempre muito importante estar atento a esses detalhes, sabendo que todo conhecimento adquirido virá a colaborar com o desenvolvimento de sua carreira, pois, acaba somando e contribuindo para a sua formação.

Particularidades da profissão

A profissão, por sua vez, também pode ser modificada na medida em que a pessoa desenvolve os seus conhecimentos e habilidades.

É bastante comum um recém-formado iniciar o seu projeto profissional em uma determinada profissão que o habilite à conquista de experiência, como um estágio.

Com o transcorrer do tempo, ele avança e recebe promoções que o ajudam a conquistar seus objetivos.

No entanto, mais uma vez fica claro que o profissional precisa investir em si, necessita buscar por especializações e conhecimentos que possibilitem o aparecimento das oportunidades.

Independentemente do segmento, o bom profissional só conquistará o seu espaço na medida em que desenvolver esforços para isso.

O tempo e a experiência ajudam, mas são insuficientes para a construção de uma carreira sólida, onde uma boa profissão seja conquistada.

Como obter sucesso em ambas?

Agora que você já sabe quais as diferenças entre carreira e profissão, é preciso saber o que deve ser feito para a obtenção do sucesso em ambas.

Não existe qualquer dúvida que o melhor caminho a ser tomado está na busca de educação.

Faça sua graduação no curso que deseja e, em seguida, busque por uma especialização. É fundamental que a busca pelo conhecimento e aprimoramento continuem a fazer do dia a dia das suas atividades.

Com o desenvolvimento tecnológico e o avanço de estudos que apresentam novas metodologias e aplicações no dia a dia das operações, parar de estudar é regredir na carreira.

O mercado exige diferenciais e as empresas e instituições estão o tempo todo atentas àqueles que se destacam na área em que atuam.

Tornar-se um expert naquilo que você planejou para sua carreira e valorizar a sua profissão com novos conhecimentos irá certamente levá-lo a novos patamares de conquistas.

O mercado oferece excelentes oportunidades, no entanto, exige capacitação e conhecimento.

Fazer uma graduação e especialização abre portas, e garante a sua valorização no mercado. Acesse o site da Ulbra e conheça as diversas opções existentes para alavancar a sua carreira e profissão!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!