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O que fazer para ser promovido no trabalho?

Dezembro 29, 2022

O que fazer para ser promovido no trabalho? - Blog da Ulbra
7:24

Ser promovido no trabalho é um dos principais objetivos de muitos profissionais, principalmente aqueles que já trabalham em sua área de atuação de maior interesse, mas procuram melhores oportunidades de emprego.

Planejar o futuro profissional é natural e positivo para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, mas, além de desejar um cargo melhor na empresa ou instituição, também é preciso colocar alguns hábitos em prática para alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, algumas dicas e um pouco de estratégia podem contribuir com uma atuação mais efetiva para o profissional que está à procura de uma promoção em seu local de trabalho.

Neste post, falaremos sobre como ser promovido no trabalho, para que você alcance seu emprego dos sonhos. Confira!

Como funciona o processo de promoção no trabalho?

Todo profissional que se encontra em cargos de liderança em empresas e instituições teve que trilhar seu próprio caminho até chegar a essa posição.

Isso não significa que exista uma fórmula secreta para chamar a atenção dos seus supervisores e ser promovido no trabalho, mas que cada indivíduo passa por diferentes processos até chegar a esses cargos.

A maneira como esse percurso é conduzido depende, em grande parte, da própria empresa, que é responsável por determinar as etapas necessárias para promover um funcionário.

Por outro lado, existem algumas orientações que podem preparar qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação ou instituição em que trabalha, para uma trajetória de sucesso.

Afinal, muitos fatores podem ser considerados por um supervisor ao escolher um colaborador para ser promovido no trabalho, de modo que um desempenho consistente e satisfatório pode contribuir com a avaliação do profissional quando chegar o momento de se candidatar a um cargo mais alto na hierarquia da empresa.

Dessa maneira, assim que surgirem novas oportunidades de conseguir uma colocação mais vantajosa dentro da organização, o funcionário pode estar pronto para se apresentar como um candidato e conquistar a vaga.

O que é considerado antes de um líder promover um colaborador?

Diversos fatores podem ser considerados pela gestão de uma empresa ao preencher cargos de maior responsabilidade.

O primeiro deles é a qualificação dos profissionais disponíveis para exercer a função em aberto, privilegiando os candidatos com formação mais completa e direcionada à vaga em questão.

Uma graduação em uma boa instituição de ensino, por exemplo, pode contribuir com a apresentação de um currículo mais rico e vantajoso para a empresa, uma vez que há a garantia de que o profissional conta com os conhecimentos técnicos necessários.

Para além de uma formação inicial no ramo, outros cursos são um diferencial importante, pois demonstram não apenas um conhecimento mais aprofundado na área de atuação, mas também deixam evidente a busca do profissional por uma formação contínua.

Nesse sentido, os cursos de pós-graduação são uma excelente opção para o profissional que está à procura de uma colocação mais vantajosa no mercado de trabalho.

Além disso, aqueles que possuem interesse em posições de liderança em uma organização podem optar por formações direcionadas a esse tipo de função, como é o caso do Master of Business Administration (MBA), uma modalidade voltada para temas como gestão e administração.

Outros fatores também podem ser considerados pelos supervisores de uma organização ao selecionar os candidatos mais aptos a preencher uma vaga bem posicionada na hierarquia da empresa. 

Habilidades como a proatividade e o comprometimento, por exemplo, são bastante valorizadas na atuação diária de um funcionário, pois demonstram sua capacidade de tomar a frente de atividades importantes e realizá-las com qualidade.

É importante ter em mente que essa avaliação consiste em um processo, pois se trata de um acompanhamento diário por parte dos supervisores, que podem estar sempre atentos ao desempenho de seus melhores funcionários.

Como ser promovido no trabalho?

Ser promovido no trabalho é uma tarefa que pode exigir bastante tempo e dedicação por parte de um profissional, mas alguns passos podem tornar esse processo mais simples.

Primeiramente, é essencial conhecer a cultura da organização em que se atua, buscando compreender como são conduzidas as promoções de seus funcionários.

Uma maneira de fazer isso é partir de casos recentes dentro da empresa, buscando se informar a respeito dos fatores que influenciaram o processo e de que maneira ele foi conduzido.

O contato com o setor de Recursos Humanos também pode proporcionar informações valiosas, como a abertura de processos seletivos e vagas disponíveis nas posições que você procura.

Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil o processo de preparação para a promoção, uma vez que já se sabe em quais elementos focar e quando isso pode acontecer.

Por outro lado, uma atuação que se mantenha consistente e traga bons resultados para a empresa sempre será vista com bons olhos pelos supervisores.

Assim, manter uma execução eficiente de atividades, tomar a frente de tarefas e alcançar resultados concretos para a organização são exemplos de atitudes que podem ser praticadas pelo profissional.

Após algum tempo, é possível sistematizar os principais pontos de sua atuação e entrar em contato com a gestão da empresa, apontando aquilo que foi obtido a partir de seu trabalho e demonstrando interesse em cargos mais altos na hierarquia do empreendimento.

Dessa maneira, os supervisores responsáveis pelo processo estarão cientes tanto da eficiência de sua atuação quanto de sua disponibilidade para assumir outras funções na organização.

O que fazer caso não consiga uma promoção? 

Embora ser promovido no trabalho seja um dos principais objetivos de muitos profissionais, é importante ter em mente que ele nem sempre será cumprido com agilidade.

Muitas vezes, é preciso tentar diversas vezes até que a promoção se concretize, seja porque o profissional precisa adquirir experiência na área ou porque a concorrência obteve mais destaque durante a seleção.

Durante a espera pela oportunidade de fazer uma nova tentativa, é fundamental que se mantenha uma atuação eficiente na empresa, além de investir na melhoria do currículo e na aquisição de mais conhecimento.

Assim, esse período pode ser uma oportunidade de retomar uma formação continuada, permitindo que o profissional evolua em sua área de atuação e mantenha-se sempre atualizado no mercado.

Nesse sentido, os cursos de pós-graduação ganham ênfase novamente, pois proporcionam mais conhecimento ao indivíduo e contribuem para destacá-lo em relação a possíveis concorrentes.

Para uma formação continuada que oferece máxima qualidade, mas se adeque à sua rotina, conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

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