• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Cuidar do emocional de nossos pets é fundamental

Julho 2, 2021

Na maioria dos casos, quando falamos de medicina veterinária e dos cuidados com nossos animais de estimação, esquecemos um aspecto central: saúde emocional dos bichanos.

No entanto, a medicina veterinária também estuda o comportamento animal, diagnosticando, prevenindo e tratando com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o vínculo social.

O que acontece muitas vezes é que o atendimento veterinário se concentra no problema físico, e as questões emocionais que os animais de estimação podem ter acabam esquecidas. Porém, é importante entender que a saúde física e emocional andam de mãos dadas também no mundo animal.

É preciso saber que o confinamento de animais em ambientes fechados pode trazer distúrbios tanto físicos como psicológicos. O isolamento é um dos fatores de estresse para os pets domésticos. 

É verdade que a pandemia do coronavírus afetou a rotina da população em todo o mundo. Muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, entre diversas outras adaptações, todas essas mudanças afetam não apenas as pessoas, mas também os animais de estimação.

A personalidade dos animais de estimação é um fator importante a se levar em consideração para saber como essa mudança de rotina os afeta. Os gatos são bastante solitários e territoriais, gostam, por exemplo, de descansar em locais confortáveis com pouco ruído. Já os cães, por outro lado, tendem a ser mais ativos e, ao verem os donos na casa, podem acreditar que estão à sua inteira disposição para brincar.

Os animais de estimação também sentem as emoções de seus donos, eles são muito perceptivos sobre isso. Muitas vezes, a mudança no tom da nossa voz é suficiente para que eles entendam que seus tutores estejam  chateados, felizes ou angustiados.

Eles também são capazes de interpretar nosso corpo ou expressão facial. Isso os torna excelentes companheiros, mas infelizmente nossa angústia ou medo os afeta, aumentando seu estresse e inquietação, que muitas vezes se reflete em comportamentos anormais, como quebrar coisas, urinar em locais inadequados e não em sua caixa de areia. 

Animais de estimação podem desenvolver algumas doenças associadas ao estresse, transtornos de ansiedade ou obsessão compulsiva. Pode também afetar o estado imunológico, reduzindo as defesas, o que pode predispor a contrair outras patologias.É importante que eles estejam vacinados para evitar complicações em sua saúde.

Muitas vezes, cães que vivem em pequenos apartamentos estão acostumados a caminhadas diárias para garantir sua atividade física e fazer suas necessidades fisiológicas. Porém, com essa crise de saúde, os proprietários tiveram que se reorganizar e adaptar a rotina à sua nova realidade de vida. 

A maneira mais adequada de lidar com a situação é adaptar gradativamente os animais de estimação às mudanças, tanto quanto possível, e passar mais tempo com eles se não puderem sair de casa. 

Podemos enriquecer o seu ambiente, com brinquedos, arranhadores para evitar que arranhem os móveis, etc. No caso específico dos gatos, basta dedicar a eles 10 minutos 3 vezes ao dia para brincar com eles, lançar bolas, construir uma vara com uma pena na ponta para que pratiquem a caça.

Com as mudanças na rotina diária, também podem ocorrer variações no metabolismo dos animais e, com isso, no apetite. Estresse ou ansiedade podem fazer com que cães e gatos comam mais ou menos do que o normal. 

Assim, estar com sobrepeso ou obesidade em animais de estimação implica outras alterações metabólicas como  hipertensão, hiperlipidemia, aumento do colesterol, entre outras. Por isso é tão importante cuidar da alimentação e prestar atenção, principalmente na quarentena total, à quantidade de alimentos que temos em casa.

O curso de veterinária da Ulbra

A Ulbra oferece uma graduação em Medicina Veterinária que está entre os melhores cursos de universidades privadas do Rio Grande do Sul e Tocantins. 

A medicina veterinária na Ulbra dispõe de uma base curricular que prepara a atuação dos profissionais na assistência clínica e cirúrgica, indústria alimentícia, perícia técnica, saúde pública veterinária, centros de pesquisa, conservação de espécies e tecnologia de produção e sanidade animal. 

Além disso, na universidade os alunos podem aprender na prática desde o início, com possibilidade de atuarem em diversos projetos comunitários. Já os egressos que atuam no mercado, reúnem conhecimento técnico e habilidades que ampliam sua capacidade de tomar decisões, gerenciar seu tempo, buscar soluções e, sobretudo, buscar cada vez mais conhecimento. 

O curso de Medicina Veterinária da Ulbra não acontece apenas no ambiente de sala de aula. É uma graduação que tem seu papel para além do campus, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade na atuação em ações e projetos comunitários.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!