• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Ulbra lança cartilha sobre saúde mental na pandemia

Julho 2, 2021

A pandemia trouxe diversas mudanças em nosso comportamento. Os protocolos de segurança, as medidas de isolamento social, as incertezas que a crise sanitária gerou, foram aspectos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para acentuar o estresse e a ansiedade em muitas pessoas.

E esses impactos da Covid-19 no dia a dia de todo mundo foram percebidos pelo Serviço-escola do curso de Psicologia da Ulbra Canoas, através dos atendimentos oferecidos à comunidade.

A partir daí, os alunos e estagiários, sob a supervisão da professora Aline Groff Vivian, se propuseram a desenvolveram um material informativo que pudesse influenciar positivamente no bem-estar da população. A atitude resultou na Cartilha Impactos da Covid 19 na Saúde Mental ao Longo do Ciclo Vital, um trabalho realizado pelos acadêmicos do Serviço-escola do curso de Psicologia da Ulbra Canoas e do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade (PPGPróSaúde).

Trata-se de uma material que aborda os impactos da pandemia da COVID-19 nas diferentes fases da vida. Desde gestantes, bebês, crianças,  adolescentes, adultos, até chegar no público idoso. Cada capítulo da cartilha revela informações sobre os serviços que podem ser acessados e as medidas que podem ajudar a saúde mental de quem está vivenciando determinada fase durante a pandemia.

No primeiro semestre do ano passado foram realizadas as pesquisas, e com os dados em mãos, iniciou-se a elaboração do material. De acordo com Aline Groff Vivian, que também é coordenadora do projeto e supervisora da psicoterapia no Serviço-escola, o principal objetivo do trabalho é disseminar o conhecimento, numa linguagem mais acessível, sem deixar de trazer a informação de uma fonte de dados cientificamente embasada. 

A cartilha teve uma excelente aceitação, e utilizada por profissionais da área no atendimento a pacientes.  A Cartilha Impactos da Covid 19 na Saúde Mental ao Longo do Ciclo Vital pode ser conferida.

Sobre a Clínica-Escola de Psicologia

A clínica-escola de Psicologia da Ulbra conta com a atuação de alunos e professores da universidade na promoção da saúde mental à comunidade. O espaço conta com salas de aula, consultórios para atendimentos adultos e pediátricos e salas de espelho onde acontecem as visitas assistidas e atendimentos supervisionados. 

Os atendimentos são realizados semanalmente mediante uma lista de espera para triagem e encaminhamento para terapia, sendo realizados pelos estagiários do curso com supervisão de um docente da área.

Entre os serviços oferecidos estão a psicoterapia individual breve focal de abordagem cognitivo comportamental e psicanalítica, avaliação psicológica, atendimentos em grupos, atendimentos a pessoas vítimas de violência e visitas assistidas.

A Clínica-escola de Psicologia fica na Av. Farroupilha, 8001 – prédio 22 – 2º andar – ao lado do Hospital Universitário. Para saber mais sobre consultas e agendamentos, o telefone de contato é (51) 3477.9269.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!