Cursos de extensão: o que é e quais são as vantagens de cursá-los?
Graduação

Cursos de extensão: o que é e quais são as vantagens de cursá-los?

Construir um bom currículo é fundamental para encontrar oportunidades vantajosas no mercado de trabalho e os cursos de extensão são uma boa forma de se destacar entre a concorrência.

Adquirir conhecimentos que vão além da graduação é uma maneira de dar continuidade ao aprendizado e a formação profissional, garantindo que as informações que se tem estejam sempre atualizadas e atendendo às necessidades da área em questão.

Nesse sentido, é importante conhecer outros caminhos para realizar uma capacitação profissional consistente, seja antes, durante ou após uma graduação no ramo em que se deseja atuar.

Para entender o que são cursos de extensão e como eles podem contribuir para a sua carreira, continue a leitura!

O que são os cursos de extensão?

Os cursos de extensão são um tipo de formação complementar aos conteúdos estudados em determinada graduação e são oferecidos por universidades, ou seja, são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse é um ponto importante da definição, pois ajuda a distinguir esse tipo de formação dos cursos livres, que crescem cada vez mais no Brasil e tratam dos mais variados assuntos. Embora contribuam para a capacitação do profissional, eles não possuem o credenciamento do MEC, já que não são oferecidos por universidades.

Também é importante distinguir as atividades extensionistas de uma pós-graduação. Ainda que ambos tenham um caráter complementar, a pós é restrita às pessoas que já concluíram a graduação, o que nem sempre se aplica aos cursos de extensão.

Além disso, é importante ter em mente que, ao concluir a pós-graduação, o profissional ganha um título, como o de mestre, no caso do mestrado, o que não se aplica às formações de extensão, ainda que elas contribuam significativamente para a carreira do estudante.

Por fim, uma última distinção importante é que os cursos de natureza extensionista costumam ter curta duração, podendo durar de 12 a 20 horas, bem como, os mais longos, terem 60 horas, a depender da quantidade de conteúdos trabalhados.

Nesse sentido, seu objetivo principal é o de proporcionar a ampliação de conhecimentos sobre determinada área, trazendo os estudos teóricos para perto da prática do ramo em questão, o que representa um importante diferencial em um currículo.

Afinal, a realização desse tipo de curso indica a iniciativa do profissional de dar continuidade à sua formação, procurando novos conhecimentos e a atualização daquilo que já adquiriu ao longo de outros cursos, como uma graduação.

Para quais profissionais os cursos de extensão são recomendados?

Esse tipo de formação é extremamente versátil e, por isso, é indicada para qualquer perfil de carreira.

Em muitas universidades, é possível se matricular nos cursos mesmo sem ter concluído uma graduação ou até mesmo sem estar matriculado na instituição de ensino, o que significa que essa é uma excelente oportunidade para quem ainda está em busca da sua vocação.

Além disso, os cursos de extensão também são uma grande oportunidade de aprendizado para os estudantes que estão no ensino superior, já que complementam essa formação com conhecimentos de natureza mais prática, que permitem entender melhor o funcionamento da área e a aplicação de alguns conceitos aprendidos no ensino superior.

Para quem já é formado e deseja continuar atualizando seus conhecimentos na área de atuação, essa também é uma boa alternativa à pós-graduação, sendo ideal para quem procura uma capacitação mais rápida e objetiva.

Assim, seja qual for a área em que atua ou o momento da carreira em que se encontra, os cursos de extensão são recomendados para qualquer profissional.

Benefícios de realizar cursos de extensão para a carreira

Agora você já sabe o que são esses cursos e para quem eles são recomendados. Confira, também, os benefícios que ele pode oferecer a você:

Diferencial no mercado de trabalho

Uma boa formação é imprescindível para construir um bom currículo, já que isso dá garantia às empresas e instituições de que o profissional possui os conhecimentos necessários para exercer as funções do cargo em questão.

Ao contar com atividades extensionistas no currículo, também é possível se destacar entre a concorrência a partir desse diferencial, que demonstra a existência de um conhecimento prático na formação, além da iniciativa de realizar uma formação continuada, mantendo-se atualizado nos processos da área.

Aprofundar-se em temas de interesse

Mesmo quem tem a impressão de que quatro anos de universidade são um período muito longo para realizar a graduação acaba percebendo que eles são só o começo de uma formação profissional.

Ao longo do tempo de curso, é preciso dar conta de uma variedade e quantidade enormes de conteúdos, o que significa que nem sempre é possível ir a fundo em todos eles.

Nesse sentido, os cursos de extensão são uma oportunidade de estudar um pouco mais sobre temas de interesse do estudante.

Criação de networking

Como você pôde ver, esse tipo de curso é voltado para públicos bastante diferentes, o que significa que as turmas são bem variadas e reúnem desde pessoas que nem entraram na universidade até aquelas que já concluíram a graduação e estão inseridas no mercado de trabalho.

Assim, esse é um ambiente excelente para fazer um bom networking, reunir contatos na sua área e trocar experiências que ajudem todos a avançar em seu processo de formação profissional.

Alternativa mais acessível financeiramente

Formações complementares têm uma grande importância para que um profissional se mantenha atualizado na sua área e construa um bom currículo, mas pode ser preciso fazer investimentos financeiros para ter a possibilidade de passar por uma pós-graduação, por exemplo.

Os cursos de extensão, por terem uma duração mais curta, costumam custar menos e, assim, são uma alternativa mais acessível para quem está interessado em adquirir mais conhecimentos sobre o seu ramo, mas ainda não quer fazer um investimento maior.

Flexibilidade de horários

Por fim, uma das principais vantagens desse tipo de curso é que, ao optar pela modalidade EAD, o estudante tem mais flexibilidade de horários e pode conciliar os estudos com o trabalho, o que é uma necessidade para grande parte das pessoas à procura de uma formação continuada.

Assim, com uma infraestrutura de qualidade, é possível realizar uma excelente capacitação, montando seu próprio cronograma de estudos e assistindo às aulas diretamente de casa. 

Se você ficou interessado em impulsionar sua carreira com esse tipo de formação, é preciso optar por uma instituição de ensino de qualidade, que compreenda suas necessidades e promova um aprendizado significativo para a vida profissional. Esse é o caso da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Conheça os Cursos de Extensão da Ulbra e faça a sua matrícula naquele que despertar o seu interesse!

Publicado em 8 de dezembro de 2023, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Compartilhar
Compartilhar
Pin