• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Cursos no currículo: quais os mais valorizados?

Janeiro 10, 2023

Ter alguns cursos no currículo é a melhor maneira de se destacar no mercado de trabalho e apresentar um diferencial em relação à concorrência.

Por outro lado, é importante estar atento às opções de formação disponíveis, de modo que seu tempo seja investido naquelas que trarão mais destaque e valorização para o seu currículo ao se candidatar a uma vaga de emprego.

Seja qual for a área de atuação, certamente há uma instituição de ensino pronta para oferecer a melhor formação para cada caso e contribuir com a inserção do estudante no mercado de trabalho.

Para entender por que é tão importante ter cursos no currículo e em quais deles investir, continue a leitura!

Por que é tão importante investir em conhecimento?

O mercado de trabalho muda constantemente, o que faz com que diferentes habilidades do profissional passem a ser mais valorizadas do que outras em determinados momentos.

Isso justifica a crescente procura por treinamentos voltados para elementos como as soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais do indivíduo, que podem auxiliar no desempenho em atividades em grupo ou no desenvolvimento de uma capacidade de comunicação mais clara e efetiva.

Por outro lado, embora o mercado mude com frequência, o conhecimento é sempre um elemento valorizado em um candidato.

Assim, ter cursos no currículo sempre representa uma vantagem, seja qual for a área em que se está ingressando, pois sua presença demonstra que o candidato compreende os fundamentos de sua área de atuação.

Além disso, ao contar com os cursos certos, o profissional pode comprovar que é capaz de conciliar o conhecimento técnico necessário para exercer suas atividades com algumas competências fundamentais para determinadas funções.

Cursos voltados para a formação de gestores, por exemplo, representam uma grande vantagem para o profissional que se candidata a cargos de liderança, uma vez que comprovam seu preparo para exercer essa tarefa.

Por fim, ter cursos no currículo não serve apenas para se colocar em destaque no mercado, já que essas formações têm como principal finalidade a habilitação de profissionais capacitados e seguros de suas decisões em sua área de atuação.

Assim, ao proporcionar mais conhecimento e preparo, contribui-se para que o indivíduo se sinta mais seguro de suas atitudes e escolhas no dia a dia de trabalho, garantindo melhores resultados e uma trajetória de sucesso.

Cursos no currículo: quais fazem diferença na vida profissional?

Já sabemos que ter cursos no currículo é importante, mas quais deles são mais valorizados no mercado de trabalho?

Fazer essa pergunta é o primeiro passo para investir em conhecimento com sabedoria e estratégia, optando pelas formações que terão maior impacto sobre o seu futuro profissional.

Graduação

Primeiramente, é preciso saber por onde começar.

Escolher um curso de graduação é uma excelente maneira de ingressar no ensino superior, conhecendo pouco a pouco os detalhes da sua área de interesse.

Cursos dessa natureza podem oferecer as habilitações de licenciatura ou bacharelado, sendo a primeira destinada à atuação no ramo da educação, enquanto a segunda é voltada para as outras possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho.

Durante um período que costuma durar cerca de 4 anos, o estudante é apresentado aos princípios da área escolhida, de modo que compreenda seus fundamentos e aspectos mais gerais, necessários para que possa atuar como um profissional capacitado.

Há ainda os cursos tecnólogos, que têm menor duração e oferecem um ensino voltado para o mercado de trabalho, focado na inserção do estudante nesse meio.

Ao apresentar uma graduação entre os cursos no currículo, o candidato comprova que possui os conhecimentos técnicos de que necessita para atuar em determinado ramo, uma vez que se dedicou ao seu estudo durante esse período e conquistou o seu diploma.

Embora esse seja um ponto de partida no ensino superior, a formação do profissional não precisa parar por aí, podendo ir muito além da graduação.

MBA

Além dos conhecimentos gerais necessários para se tornar um profissional capacitado em determinada área de atuação, alguns cargos também podem exigir formações complementares.

Embora muitos associem a pós-graduação aos programas de mestrado e especialização, ela oferece outras opções que podem ser mais adequadas para alguns casos.

O Master in Business Administration (MBA) é uma das modalidades de curso oferecidas na pós-graduação, aberta a todos que já tenham completado a etapa da graduação ou cursado tecnólogos.

Por outro lado, embora pessoas de qualquer área possam realizar um MBA, a formação é voltada para profissionais de áreas relacionadas à administração, principalmente quando se tem interesse em assuntos como mercado financeiro, liderança e gestão de negócios.

Nesse sentido, contar com um desses cursos no currículo é um grande diferencial para pessoas que pretendem se candidatar a cargos de gestão em empresas e instituições, uma vez que a formação é voltada justamente para esse objetivo.

Para formar gestores qualificados, o MBA costuma envolver também o aprendizado de conhecimentos teóricos, mas com seu foco direcionado a atividades práticas.

Assim, os profissionais analisam casos reais vivenciados por diferentes negócios e procuram encontrar soluções para uma série de situações, realizando um estudo que também proporciona o ganho de experiência na área.

Especializações

Destacar-se no mercado de trabalho é fundamental para alcançar boas oportunidades de emprego, mesmo que elas não correspondam necessariamente a cargos de liderança.

Por isso, profissionais das mais diversas áreas também podem optar pela especialização ao ingressar na pós-graduação.

Essa modalidade costuma ter curta duração, embora deva apresentar um mínimo de 360 horas de formação para que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), trazendo conhecimentos importantes para o profissional durante esse período.

Trata-se de uma excelente oportunidade para o profissional que tem o desejo de se aprofundar em alguma das áreas estudadas durante a graduação, podendo ir além de aspectos gerais tratados em sua primeira formação.

Além disso, a presença de uma especialização no currículo demonstra que o candidato possui uma formação rica e completa em sua área de atuação, o que pode comprovar sua competência e qualificação para o cargo desejado.

Nesse sentido, essa é uma alternativa bastante abrangente, já que existem especializações disponíveis em diversos campos do saber, e que podem contribuir de forma significativa com a apresentação do profissional no mercado de trabalho.

Matricule-se na Ulbra!

Agora que você já sabe quais cursos no currículo são os mais importantes para você, só falta encontrar uma instituição de ensino de qualidade para realizar sua formação.

Para isso, conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Aqui, você tem disponíveis excelentes cursos de graduação e pós-graduação, com uma infraestrutura de qualidade e um corpo docente qualificado para proporcionar uma formação completa na sua área.

Além disso, estão disponíveis as modalidades EAD, híbrida e presencial, para que você opte por aquela que melhor atende às necessidades da sua rotina de estudos.

Visite nosso site e confira mais informações!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!