• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Egressa da Ulbra aborda maternidade nas redes sociais

Julho 2, 2021

Mônica Chaves, egressa do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, reuniu os conhecimentos adquiridos na graduação com as experiências como mãe da pequena Joana, de 10 meses, para criar um perfil no Instagram. 

É o Mamãe Mônica, onde a jornalista aborda a maternidade, relata rotinas, compartilha informações e interage com outras mulheres.

Grávida durante a sua formatura, Mônica lembra que eram raras as referências de maternidade no ambiente acadêmico naquele momento. No entanto, ela colocou o debate entre os colegas na Universidade, e recebeu o apoio de toda a turma.

Entre os temas que trata na rede social está a doação de leite materno. Doadora, Mônica também traz informações sobre como doar e os benefícios da doação.  “Ver na doação de leite uma possibilidade é essencial para bebês prematuros que não podem ser amamentados pela própria mãe, visto que um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por um dia”, explica. 

Hoje, o perfil conta com engajamento de muitas mulheres, que também compartilham as suas experiências e dúvidas. Ali se estabeleceu uma conexão entre mulheres que ela pretende levar para o ambiente acadêmico, transformando suas experiências em um projeto de mestrado no futuro.

Programa O Bebê e seu mundo

Dentro dessa atmosfera de maternidade, o Programa O Bebê e seu mundo é um projeto de extensão comunitário da Ulbra, que tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde materno-infantil e primeira infância.

O trabalho é orientado por uma equipe multidisciplinar, composta por professores e acadêmicos de Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia e Fisioterapia, e voltado aos pacientes de Hospital Universitário da Ulbra (HU), Canoas/RS. 

O programa se baseia em intervenções semanais que acontecem para grupos de gestantes sobre fatores físicos e emocionais associados à gestação, hábitos alimentares, saúde bucal, atividade física e bem-estar.

Dentro do programa, também há grupos de aleitamento, que são coordenados pela Pediatria, e os grupo de atenção fonoaudiológica na promoção da alimentação e comunicação para as gestantes e puérperas. Ambos acontecem no Alojamento Conjunto do HU. 

Já os atendimentos a bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor e seus familiares são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Ulbra. 

O Programa O Bebê e Seu Mundo tem como público-alvo as gestantes, puérperas e bebês, além da população dos municípios de Canoas e Canela,  cidades onde acontece a Semana do Bebê. 

As ações propostas são grupos interdisciplinares com gestantes de alto risco acontecem nas quartas-feiras, das 10h às 12h, 9º andar do Hospital Universitário.

O grupo de atenção fonoaudiológica na promoção da alimentação e comunicação mães e bebês faz seus encontros nas terças-feiras, às 16h, no alojamento conjunto do Hospital Universitário.

Para quem participa dos grupos de aleitamento materno com puérperas, as reuniões são sempre às segundas-feiras, das 13h às 14h, no alojamento conjunto. A atenção fisioterapêutica comunitária na infância ocorre às segundas-feiras à tarde, das 14h às 17h15min e quartas-feiras.

Para as participantes das ações do Programa Bebê e Seu Mundo, o projeto tem revelado resultados favoráveis na promoção da saúde na gestação. Para se ter uma ideia da relevância do trabalho, no último ano, foram mais de 1600 atendimentos entre todas as ações que o programa oferece.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!