• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Egresso da Ulbra atua no monitoramento da Covid-19

Julho 2, 2021

Egresso da Ulbra atua no monitoramento da Covid-19 - Blog da Ulbra
2:55

Fomentar o desenvolvimento da cidade, do estado e da sociedade como um todo é um dos princípios da Rede Ulbra de Educação. Pautada no conhecimento, e na responsabilidade social, a entidade apresenta em sua proposta pedagógica uma metodologia que possibilita ao aluno desenvolver habilidades para solucionar situações reais do dia a dia.

Tanto é que um egresso da universidade, do Programa de  Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) da Ulbra tem desempenhado importante trabalho de estudo e acompanhamento da Covid-19. Richard Steiner Salvato é especialista em saúde no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), e integra a vigilância genômica do vírus no Rio Grande do Sul.

Diagnóstico de vírus respiratórios

Richard Salvato é enfermeiro e mestre em Biologia Celular e Molecular pela Ulbra, e, desde  junho do ano passado, faz parte da equipe do CEVS. Atuando diretamente no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o profissional trabalha no diagnóstico molecular de vírus respiratórios, entre os quais está o Coronavírus.

Iniciou a atuação no diagnóstico, com a realização de testes RT-PCR, e hoje faz o monitoramento das variantes do vírus. Uma mudança exigida pela continuidade da pandemia e por uma demanda maior de vigilância SARS-CoV-2.

“Hoje, minhas principais atividades são voltadas ao trabalho genômico, incluindo a análise dos dados de sequenciamento, estudo e acompanhamento das variantes circulando no estado, elaboração do Boletim Genômico, investigação epidemiológico quando encontradas novas variantes de preocupação, além de auxiliar em técnicas para detecção dessas variantes.”, revela o especialista.

Continuidade dos estudos na Ulbra

Após concluir a graduação na Ulbra, o caminho da Biologia Molecular foi a trajetória escolhida por Richard para seguir nos estudos. “Desde o ensino médio, tinha preferência pelas áreas biológicas. Quando ingressei no ensino superior, busquei um curso que me oferecesse amplas oportunidades de atuação, e, assim, cheguei à Enfermagem”, conta o profissional.

Hoje, ele é mestre em Biologia Celular e Molecular pela Ulbra, e está com doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o período do Mestrado, despertou o interesse em se envolver ainda mais na pesquisa e construir uma carreira acadêmica. Algo que foi incentivado pelos professores durante o curso.

E o estímulo da Ulbra não parou por aí. Como relata Richard, além de toda instrução e apoio,“me proporcionou muitas parcerias com outros pesquisadores e muita liberdade para seguir com os projetos e estudos, me propiciando a maturidade necessária para minha atuação”, finaliza.

Agora que você já conhece história de sucesso de egresso da Ulbra, entre no site e saiba mais detalhes.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!