Mercado de TI: conheça perfil de vagas e os cursos EAD
Você quer apostar no mercado de TI, mas ainda tem alguma dúvida? Fique sabendo que a área da Tecnologia da […]
O que acontece com o aluno caso ele venha reprovar na faculdade? Essa é uma das maiores preocupações dos jovens que estão iniciando um curso superior.
O Termômetro de Captação, divulgado em fevereiro de 2022 pela Consultoria Educa Insights, confirma o interesse dos jovens em se matricularem no ensino superior em 2022.
De acordo com o levantamento, passada a insegurança da pandemia, 65% dos entrevistados demonstraram interesse em iniciar a faculdade ainda no primeiro semestre deste ano, representando um aumento de 40% comparado com o início de 2021.
A maioria dos estudantes que inicia uma faculdade traz consigo a preocupação sobre a temida reprovação.
Quer saber o que acontece caso você não consiga alcançar a nota necessária para passar? Continue a leitura.
Cursar a universidade proporciona vivenciar experiências únicas para o crescimento pessoal e profissional do estudante, além de adquirir conhecimento e acompanhar as tendências do mundo universitário.
A faculdade também exige disciplinamento e responsabilidade do aluno. Ela também requer muita dedicação e estudo, afinal, cada caidera tem:
Nesse ritmo, é normal e comum o aluno apresentar alguma dificuldade no decorrer do curso e reprovar.
Reprovar na faculdade, DP ou dependência, significa dizer que o aluno não conseguiu atingir a média necessária em determinada disciplina ministrada durante o semestre. Acredite, essa situação é bem comum no meio universitário.
Embora não seja uma situação agradável para o estudante, é importante você compreender que reprovar na faculdade não significa que irá perder o seu semestre, o ano ou a possibilidade de se formar.
Você continuará estudando no próximo período naturalmente, seguindo adiante com as disciplinas da matriz curricular do curso, estabelecida pela instituição.
No entanto, terá que encaixar na sua matriz a disciplina que não conseguiu a nota mínima, ou seja, aquela que você reprovou.
É importante que você saiba que na faculdade o aluno precisa cumprir com toda a matriz curricular e, caso reprove em alguma disciplina, ele pode seguir adiante seus estudos, com o compromisso de concluí-la em outro momento.
Porém, há um detalhe. Apesar de não perder o semestre, é importante saber que existem disciplinas que para serem continuadas dependem de uma primeira.
Por exemplo, você iniciou o Curso de Matemática e reprovou na disciplina Cálculo I, caso isso aconteça terá que concluí-la no semestre seguinte para então dar continuidade nas disciplinas de Cálculo II e III.
Na maioria das instituições de ensino não existe limites no que diz respeito ao número de matérias reprovadas, desde que todas sejam concluídas em algum momento.
No entanto, a exemplo do Cálculo I, existem muitas disciplinas, nos variados cursos superiores, que são pré-requisitos para que o aluno possa dar continuidade nas matérias seguintes da grade curricular.
Ou seja, elas precisam ser concluídas para que o estudante possa cursar outras.
Nesses casos, ele terá que concluir todas as disciplinas que estão pendentes, tirar a média exigida para então conseguir passar para a matéria seguinte da grade.
As matérias consideradas pré-requisitos são norteadas pelo Plano Nacional de Graduação (PNG), que objetiva estabelecer diretrizes curriculares nas instituições de ensino.
Reprovar na faculdade não é algo de outro mundo, já que é possível recuperar a matéria, no entanto, essa situação pode comprometer outros aspectos do seu curso e da sua vida.
Ter que encaixar matérias extras na grade curricular no semestre pode não ser tão fácil, podendo inclusive afetar a sua rotina.
Pode ser, por exemplo, que o horário disponibilizado pela instituição seja o mesmo de uma outra matéria da sua grade ou de outro compromisso seu.
Sem contar que, quando se trata de adiar uma matéria que é pré-requisito para outra, você pode prejudicar todo o andamento do seu curso.
Pode ser que em algum momento do curso o estudante perceba que toda a sua dedicação e esforço não foram suficientes para ele não reprovar na faculdade e uma enorme sensação de frustração e intensa ansiedade invada o seu íntimo.
No entanto, passado o primeiro momento, é possível aprender a lidar com a frustração, motivar-se e reverter o quadro.
Para isso você precisa:
Nesse caso, o primeiro passo é aceitar a situação e dar um tempo para você. Nada de cobranças exageradas ou inconformidades a respeito do que aconteceu.
Afinal, a maioria dos acadêmicos já experimentou pelo menos uma vez na sua vida acadêmica essa condição e praticamente todos superaram o problema e deram a volta por cima.
Buscar compreender o que levou você a reprovar na faculdade pode ser um importante passo para evitar novas situações.
Por isso, busque refletir sobre:
Essa compreensão levará a solução dos problemas e evitará que outras vezes os mesmos erros venham a acontecer.
São vários os motivos que podem levar um aluno a reprovar na faculdade e os mais comuns são:
Para evitar a reprovação na faculdade, o primeiro passo é ter o hábito de revisar os conteúdos e abordagens transmitidas e tirar as dúvidas que eventualmente surgirem.
Planeje o seu dia e a sua semana. Priorize momentos para descansar, estudar e para o lazer.
Foque nos seus objetivos. Elabore um cronograma de estudos e siga os horários determinados para tal atividade, optando por lugares calmos, silenciosos e organizados para estudar.
Crie ou participe de grupos de estudos. Eles são motivadores e servem de apoio para estudantes. Também é importante optar por lugares limpos, silenciosos e organizados quando for estudar.
Se mesmo assim você reprovar na faculdade, o importante é não deixar que a situação atrapalhe a sua jornada universitária, afinal, você terá todas as oportunidades para concluir a matéria reprovada e conquistar a sua carreira.
Agora, que tal acessar o nosso site e conferir os diversos cursos superiores da Ulbra para você?
Publicado em 24 de novembro de 2022, por Equipe UlbraVocê quer apostar no mercado de TI, mas ainda tem alguma dúvida? Fique sabendo que a área da Tecnologia da […]
Buscar oportunidades e saber como funciona o estágio do curso de Direito é fundamental para o acadêmico. Além de obrigatório, […]
Com o franco crescimento do mercado, aumenta o interesse do estudante pela formação e o desejo de saber quanto ganha […]
Utilizar um mapa mental para estudos pode ser a carta na manga para muitos estudantes, principalmente quando estamos falando de […]
Planejar a rotina de estudos na faculdade facilita a vida daqueles que desejam qualidade de ensino e bons resultados durante […]
O mercado de Administração está em alta. O motivo? Estamos falando da profissão que também é gestora em todas as […]
O que é Direito Penal e porque essa modalidade é um dos mais cobiçados e promissores ramos de atuação da […]
A advocacia é muito abrangente e possibilita carreira em diversos âmbitos, por isso, existem diversos tipos de advogados, cada um […]
Um curso de Jornalismo precisa estar atualizado com as constantes mudanças do mercado, por isso as instituições de ensino devem […]