Como manter a postura profissional?
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Como manter a postura profissional?

As empresas, cada vez mais, estão atentas aos colaboradores que apresentam uma postura profissional.

Diferente do que muitos pensam, não basta apenas:

  • conhecer tecnicamente as atividades que realiza,
  • cumprir as metas estabelecidas,
  • entregar os resultados no prazo correto.

É claro que essas qualidades são bem vistas pelos cargos de chefias e percebidas pela área de Recursos Humanos, porém, o diferencial vai além disso.

Os colaboradores de uma empresa a representam no dia a dia das atividades sociais, uma vez que é muito comum quando se deseja fazer alguém se lembrar de uma pessoa utilizar a seguinte expressão:

Você se lembra de fulano? Aquele que trabalha na empresa tal?”

A maioria das pessoas são reconhecidas pelo local onde trabalham ou pela atividade que exercem.

Em consequência, a empresa deseja ser lembrada de forma positiva quando esse tipo de situação acontece, pois a imagem da pessoa comentada fica associada ao empreendimento na qual trabalha.

Além disso, é imprescindível que o relacionamento entre colegas, chefias e subordinados seja de respeito e companheirismo, voltado a manutenção de um bom ambiente de trabalho e vontade de “fazer acontecer”.

Neste post, apresentaremos dicas para que você consiga manter uma postura profissional e abrir portas para a sua carreira. Continue lendo e saiba mais a respeito desse assunto!

Quais os benefícios de se manter uma postura profissional?

Antes de entrarmos nos detalhes dos benefícios, é importante que entendamos o que exatamente significa postura profissional.

Trata-se do conjunto de características que cada pessoa possui e a conduta que o profissional tem no cotidiano de uma empresa.

De maneira geral, é uma visão a respeito do colaborador com relação a:

Diante disso, as empresas se beneficiam, pois profissionais com essa característica respeitam a política estabelecida pelo empreendimento, onde os objetivos são voltados a:

  • bom convívio entre as pessoas,
  • produtividade,
  • uso dos recursos disponíveis,
  • códigos de vestimenta (dress code),
  • comportamento,
  • bons resultados.

O profissional, por sua vez, também ganha com uma postura adequada, porque conforme já mencionado, passa a ser percebido pelos gestores e acaba alcançando posições de destaque no empreendimento.

Felizmente, foi-se o tempo em que as promoções eram realizadas a partir do tempo de serviço, onde se acreditava que o passar dos anos iria proporcionar ao profissional o conhecimento desejado para que assumisse funções importantes na empresa.

Atualmente, a postura profissional aliada a competência e resultados conquistados é que efetivamente mostram o nível de cada colaborador.

O alinhamento dessas qualidades leva o profissional a melhores salários, cargos e benefícios.

Como manter esse tipo de postura no dia a dia?

Para manter a postura profissional no dia a dia, algumas atitudes precisam ser tomadas e mais do que isso, devem ser incorporadas aos hábitos, costumes e características de sua pessoa. Vamos a elas:

Seja pontual

A pontualidade demonstra respeito, compromisso e responsabilidade.

Chegar minutos antes do compromisso agendado é uma atitude respeitosa, pois valoriza o tempo daqueles que lhe aguardam para uma reunião.

Essa ação demonstra que existe um compromisso de sua parte com o assunto que será tratado e com as pessoas que trabalham à sua volta ou aguardam a sua presença.

Os horários marcados para qualquer atividade precisam ser respeitados, demonstrando responsabilidade, ética e postura profissional.

Tenha inteligência emocional

A inteligência emocional diz respeito à capacidade para lidar com seus sentimentos e com o das outras pessoas.

Saber lidar com emoções é próprio dos profissionais que possuem capacidade para liderar uma equipe, pois antes de tomarem alguma decisão no “calor” de alguma situação, eles sabem controlar seus impulsos e avaliar o cenário que se apresenta.

Para isso, buscam entender o que levou alguém a alguma atitude ou situação e sabem lidar com as muitas situações corriqueiras do cotidiano empresarial.

Segundo o autor do livro “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman, essa característica é reconhecida em profissionais que possuem as seguintes habilidades:

  • autoconhecimento emocional,
  • controle emocional,
  • automotivação,
  • reconhecimento de emoções em outras pessoas,
  • habilidade em relacionamentos interpessoais.

Seja gentil

A gentileza faz parte da educação e é sempre bem vista por todos, afinal, quem não gosta de ser bem tratado?

Para alcançar essa qualidade, é importante desenvolver o seu bom humor, bem como tratar a todos com cordialidade e atenção.

A opinião dos outros merece ser ouvida e analisada, porém, nem sempre estará em concordância com a sua forma de enxergar as coisas, portanto, saiba se expressar de maneira a não ofender ou criar uma antipatia gratuita com aqueles que possuem uma visão diferente da sua.

Fuja das fofocas e procure sempre o lado positivo das situações, agindo sempre com discrição e equilíbrio.

Vista-se adequadamente

Outro ponto a ser observado com relação à postura profissional diz respeito ao modo de se vestir.

É preciso se adequar aos momentos e situações profissionais, vestindo-se adequadamente em cada ocasião.

Algumas profissões exigem formalidade, enquanto outras trabalham de maneira mais despojada. 

Vale, portanto, manter o equilíbrio e corresponder com o que se espera em cada local.

Independente da roupa a ser usada, vale sempre observar os cuidados pessoais, além de evitar as roupas chamativas que não respondem ao ambiente e com a seriedade do negócio do qual você faz parte.

Mesmo o informal necessita de limites, demonstrando bom senso e a valorização da oportunidade profissional que lhe foi oferecida, portanto, tenha equilíbrio e sensatez ao vestir-se.

Seja respeitoso

Por fim, para receber o respeito e a admiração, seja respeitoso com todos aqueles que o cercam e o procuram.

Além disso, conheça e respeite as políticas da empresa, cumprindo com suas obrigações e incentivando os colegas ao mesmo comportamento.

Não esqueça nunca que, quando se assina um contrato de trabalho, está se assumindo um compromisso com a instituição que deseja os seus serviços.

Da mesma maneira que você deseja que o salário combinado e os benefícios oferecidos estejam a disposição em sua conta-corrente todos os meses, a instituição que o contratou merece receber o melhor de sua parte. 

Por isso, priorize o cumprimento das obrigações e colabore para tornar o ambiente mais agradável e respeitoso possível.

Não é difícil manter uma postura profissional, basta boa vontade, disciplina e discernimento a respeito do bom comportamento.

No entanto, não esqueça de investir também na obtenção de conhecimentos, para que sua carreira alcance o sucesso e seus objetivos sejam concretizados.

Para isso, a melhor opção é escolher uma boa faculdade, onde você possa se especializar e preparar-se para o futuro. Acesse o site da Ulbra e faça sua matrícula!

Publicado em 13 de outubro de 2022, por Equipe Ulbra

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