• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como escolher a profissão certa?

Abril 27, 2023

Ao longo da vida, a maior parte das pessoas passa pelo questionamento de como escolher a profissão certa.

Mesmo aqueles que conseguem identificar do que gostam e áreas nas quais têm interesse podem ter dificuldade ao lidar com outros elementos que interferem nessa escolha.

Tomar essa decisão é um processo muito importante e que deve levar em consideração diversos fatores, para que seja possível chegar à melhor opção para cada perfil profissional.

Quer saber como escolher a profissão certa para você? Continue a leitura!

Como escolher a profissão certa?

Esse questionamento pode surgir em qualquer momento da vida, desde o período que vem logo após o término da vida escolar até anos após ingressar no mercado de trabalho, já que muitas pessoas decidem trocar de carreira e procurar novos caminhos profissionais.

Assim, seja qual for o cenário, saber como escolher a profissão certa é um processo que passa por diversos aspectos para que essa decisão seja tomada com confiança e tranquilidade.

Pensando nisso, elencamos alguns pontos nos quais você precisa pensar antes de fazer essa escolha. Confira:

Saiba do que você gosta

O primeiro passo é identificar quais são seus interesses, do que você gosta e quais são os assuntos que você gostaria de estudar em uma graduação, por exemplo.

Essa reflexão facilita muito essa decisão e, embora outros fatores devam ser considerados, ela pode começar a dar um norte para quem ainda está muito perdido.

Por exemplo, uma pessoa que identifica um interesse pelas ciências exatas pode começar a conhecer alguns cursos para quem gosta de matemática e partir dessa seleção ao examinar outros aspectos de cada uma dessas formações.

Caso esse processo seja muito difícil e você não consiga apontar os assuntos que mais despertam seu interesse, também pode ser interessante realizar o processo inverso e começar esse percurso listando aquilo de que você não gosta.

Se uma pessoa não gosta de lidar com números e cálculos, por exemplo, já existe uma grande quantidade de profissões que podem ser descartadas.

Entenda a área de atuação de cada possível profissão

Outra questão importante para quem quer saber como escolher a profissão certa é pensar em como cada uma das opções disponíveis funciona na prática.

Diversas formações são desenvolvidas de forma que o estudante conheça os principais aspectos de uma determinada área, permitindo que, ao entrar no mercado de trabalho, ele possa desempenhar as mais variadas funções pelas quais seu ramo é responsável.

Nesse sentido, é importante compreender quais são essas aplicações possíveis e identificar se alguma delas realmente desperta seu interesse.

Um engenheiro mecânico, por exemplo, pode atuar em diversas frentes, desde a manutenção de equipamentos nas fábricas até o desenvolvimento de novas formas de obtenção de energia.

Por isso, informar-se sobre essas áreas de atuação é um processo importante, seja por meio de dados encontrados na internet ou até mesmo através do contato com profissionais da área.

Leve em conta suas habilidades

Ao escolher uma profissão, também é preciso lembrar que o mercado de trabalho atual não valoriza apenas o conhecimento técnico e a formação dos indivíduos, mas também suas habilidades e competências.

Nesse sentido, alguns campos são marcados pelo contato com outras pessoas e por um trabalho que só pode ser realizado através da interação com outras pessoas, a exemplo de cursos como a Psicologia e a Fisioterapia.

Embora a habilidade de se comunicar com outras pessoas possa ser desenvolvida ao longo da formação, alguém que já apresenta essa característica pode se dar muito bem no ramo.

O mesmo vale para diferentes habilidades, que são aplicadas em áreas distintas, como a capacidade de liderar grupos, o raciocínio lógico, a organização e até a manipulação da linguagem em diferentes contextos.

Pesquise sobre o mercado atual e futuro

Se, mesmo após esses passos, você continuar em dúvida em relação a como escolher a profissão certa, a próxima etapa é entender o mercado no qual você pretende se inserir.

A sociedade passa por mudanças constantes e o meio profissional costuma acompanhá-las, o que faz com que alguns segmentos ganhem destaque, enquanto outros vão ficando para trás.

A área de Tecnologia da Informação é um grande exemplo disso, tendo passado por uma expansão significativa nos próximos anos, além de indicar um crescimento contínuo no futuro.

Dessa forma, é importante se informar a respeito do mercado no qual se tem interesse para compreender como andam as oportunidades de emprego e quais ramos específicos podem ajudar a explorar a área com mais eficiência e sabedoria.

Pesquise cargos e salários

Outro fator importante a ser considerado é a remuneração de cada uma das profissões pelas quais você tem interesse.

Afinal, ter interesse na área em que se atua é de grande importância para uma vida profissional mais satisfatória, já que a paixão que se tem por um determinado ramo pode ser o que faz a diferença nos dias mais cansativos da rotina de trabalho.

Por outro lado, o aspecto financeiro não deixa de ter grande importância para o dia a dia de qualquer pessoa e, por isso, também deve ser considerado.

Para isso, é importante compreender quais cargos específicos o profissional pode ocupar em empresas ou instituições e se informar a respeito dos salários pagos em cada um deles.

Entenda os prós e contras de cada opção

Tendo passado por todo esse percurso para saber como escolher a profissão certa, você já terá reunido muitas informações sobre cada uma das suas opções.

Assim, só falta listar os prós e contras de cada uma delas e comparar as suas alternativas, para decidir qual delas é a ideal para você.

É importante lembrar que, embora essa escolha não tenha que ser definitiva, ela é bastante importante e, por isso, requer calma e sabedoria para que traga bons resultados no futuro.

Conheça a Ulbra!

Seja qual for o caminho escolhido para a sua vida profissional, a Ulbra está aqui para oferecer uma formação de qualidade, que se encaixa na realidade da sua rotina!

Contamos com uma ampla variedade de cursos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você escolha não apenas a graduação dos seus sonhos, como também o sistema mais adequado para o seu dia a dia.

Assim, com um corpo docente qualificado e excelente infraestrutura, estamos preparados para formar profissionais competentes e prontos para entrar com tudo no mercado de trabalho.

Acesse o site, confira mais informações e faça já a sua matrícula na Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!