• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como ser um bom líder: veja nossas dicas!

Fevereiro 14, 2023

Como ser um bom líder: veja nossas dicas! - Blog da Ulbra
6:42

Quem visa crescer profissionalmente pode se pegar pensando como ser um bom líder, afinal de contas, muitos cargos importantes envolvem liderar. 

Algumas pessoas têm um talento natural para trabalhar em equipe ou falar em público, por exemplo, outras pessoas precisam desenvolver essa habilidade. Quando o assunto é liderança também é assim. 

Essas competências, citadas anteriormente, são bastante valorizadas no mercado de trabalho. Então, mesmo para quem já possui facilidade com elas, recomenda-se fortemente que elas sejam ainda mais aperfeiçoadas. 

Para quem quer saber como ser um bom líder, também existem alguns pontos que podem ser trabalhados para alcançar esse objetivo. 

Como ser um bom líder?

Desde a primeira experiência no mercado de trabalho, começa a ser formada uma maturidade profissional que vai se construindo com o tempo.

Muitas características que formam um bom líder também podem surgir a partir desses anos trabalhados. 

O comportamento afeta diretamente a equipe, isso vale tanto para as boas quanto para as más lideranças. Por isso, é normal querer descobrir como ser um bom líder. 

Para ajudar com isso, trouxemos algumas dicas. Confira:

Saiba como se comunicar

Uma característica essencial para quem quer saber como ser um bom líder é comunicar-se de maneira eficiente. Para que isso aconteça, não é preciso gritar e nem ser rude, por exemplo. 

Para que os colaboradores desempenhem suas funções, eles precisam saber o que e como precisa ser feito, para que isso aconteça é necessário ter clareza na comunicação. 

Saber se comunicar significa se fazer entender. Muitas vezes é preciso encontrar diferentes formas de se comunicar, para poder transmitir informações corretamente para diferentes tipos de pessoas. 

Evite terceirizar o repasse de informações e comunique-se diretamente com a pessoa interessada, assim você evitará que a informação seja alterada e perca o sentido real daquilo que quer transmitir. 

Outro detalhe que não pode ser esquecido é que, quando falamos em comunicação, não se resume apenas à comunicação oral, a escrita é um exemplo disso. 

Seja responsável

A responsabilidade é algo essencial em vários aspectos da vida, inclusive no âmbito profissional e, principalmente, para quem deseja alcançar uma posição de liderança. 

É importante ter o respeito da equipe e, se você for uma pessoa responsável, esse objetivo será alcançado com mais facilidade. 

Respeite os prazos e saiba delegar tarefas, tenha em mente quais deverão ser feitas por você, tenha comprometimento com suas funções e as dos seus colaboradores. 

Dê exemplo

A equipe é o reflexo da sua liderança, portanto, não dá para reclamar do atraso dos colaboradores se você sempre chega atrasado, não é mesmo?

Essa situação citada acima é apenas um exemplo que pode ser aplicado a outras situações corriqueiras no ambiente de trabalho. 

Quem deseja saber como ser um bom líder precisa ter em mente que precisará sempre ser um bom exemplo. Dedique-se e faça sempre o seu melhor, assim a sua equipe se sentirá inspirada e motivada. 

Forneça feedback

Quando se realiza um trabalho, é normal querer saber se o resultado foi bom, se o que foi entregue agradou à chefia, ou seja, estamos falando do famoso feedback

Alguém que quer saber como ser um bom líder precisa dar feedbacks regulares para a equipe. 

Como líder, observe o que está sendo realizado e como as coisas acontecem. Não deixe de elogiar os bons desempenhos e sinalize as coisas que devem ser corrigidas e melhoradas. 

Toda equipe trabalhará muito melhor se estiver ciente de como você avalia o andamento das funções. 

Aproveite talentos

Aprender como ser um bom líder envolve constante observação. Analise atentamente a sua equipe, você notará que cada pessoa possui sua maneira de trabalhar e poderá identificar os talentos de cada um. 

Isso será útil principalmente na hora de dividir tarefas e funções, permitindo que cada um realize atividades de acordo com suas habilidades e talentos. Assim a produtividade e o desempenho dos colaboradores será superior.

Vale relembrar: não deixe de enaltecer quem fez um bom trabalho, afinal de contas, todo mundo gosta de ser valorizado. 

Saiba como resolver problemas

Não tem jeito, os problemas inevitavelmente vão aparecer e nesses momentos é necessário ter inteligência emocional para agir com sabedoria, pois os colaboradores precisam sentir que tem um líder seguro. 

Mantenha a calma quando os problemas surgirem, assim será mais fácil analisar a situação para encontrar a solução necessária. Principalmente quando envolve outros membros da equipe, evite situações que podem gerar constrangimento a alguém.

Outra dica também é não ter medo de assumir quando errar. Todos nós erramos, por isso não precisa ter medo, basta ter humildade para encarar o erro e buscar maneiras de corrigi-lo. 

Seja empático

Principalmente quem trabalha com pessoas deve ter uma postura empática, essa é uma característica que precisa ser diariamente estimulada e exercitada. 

Se você deseja descobrir como ser um bom líder, pense que ao liderar uma equipe será importante ouvir e entender a particularidade de cada pessoa. 

Com certeza seus colaboradores gostarão de sentir que são compreendidos e acolhidos, já que o ambiente de trabalho é o local que passamos mais horas além do nosso lar. 

Continue estudando

Uma coisa fundamental quando se pensa em como ser um bom líder é o fator da formação e educação obtida. 

Para praticamente todas as profissões e funções é indicado que a pessoa sempre se mantenha atualizada e continue estudando

Focando na questão da liderança, existem muitas opções de cursos que são voltados para essa área. Por isso, não deixe de investir na sua formação. 

Os Cursos de Pós-graduação são excelentes opções para quem deseja aprender como ser um bom líder. Dentre as várias disponibilidades é possível escolher a que mais combina com o seu objetivo. 

Outro ponto fundamental quando consideramos continuar estudando é a importância de demonstrar para a equipe e até mesmo para a empresa que você continua se dedicando e focando em melhorar suas aptidões profissionais.

Aqui, na Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, você encontrará a Pós-graduação ideal para ajudar a alcançar o cargo de liderança dos seus sonhos!

Se você deseja aprofundar-se nos estudos para alavancar a sua carreira, não deixe de entrar em contato para saber mais sobre as Pós-Graduações da Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!