• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

A importância do estágio na carreira

Novembro 3, 2022

A importância do estágio vai muito além de cumprir com a grade curricular de um curso superior.

É nesse momento em que se apresentam as oportunidades de colocar na prática tudo aquilo que foi aprendido de forma teórica e nos laboratórios da faculdade.

A definição de estágio diz respeito ao período de preparação profissional do acadêmico que ainda está cursando o ensino superior.

Nessa fase, o aluno inicia as atividades relacionadas ao seu curso de forma supervisionada, possibilitando que venha a conhecer detalhes, capacitando-se e preparando-se para o dia a dia e realidade da área em que escolheu trabalhar.

Além do relatório que possivelmente precisará apresentar a sua instituição de ensino, o estagiário conta com o apoio de profissionais que sabem da sua condição de aprendiz.

Essa oportunidade faz com que o aluno tenha os primeiros contatos com futuros colegas de profissão e desenvolva seus conhecimentos, auxiliando e apoiando as diversas tarefas na qual estará participando.

Neste post, apresentaremos a importância do estágio no desenvolvimento da carreira profissional. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que faz um estagiário?

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), em fevereiro de 2021, quando foi realizada a última pesquisa dessa instituição, existiam em nosso país 900 mil estagiários.

Desse total, 686 mil eram de cursos de nível superior e 214 mil voltados ao ensino médio e técnico.

Com a pandemia do Coronavírus, houve um decréscimo no número de oportunidades, pois o Brasil já chegou a ter 1,1 milhão estagiários, o que significa uma queda de 18,18%.

O estágio é considerado uma atividade profissional e segundo a Emenda Constitucional nº 20 só é permitido a partir dos 16 anos.

Os que possuem idade inferior a esse limite podem se candidatar ao programa “Jovem Aprendiz”, desde que possuam idade de pelo menos 14 anos.

O objetivo maior de um programa de estágio está em possibilitar ao estudante o aprendizado de competências próprias da atividade na qual está cursando, portanto, diferente de uma contratação padrão, existem regras específicas para esse fim, como, por exemplo:

  • não é considerado um vínculo empregatício com a empresa que oferece a oportunidade,
  • 13º salário, FGTS e INSS não fazem parte do contrato,
  • estagiários não substituem os colaboradores que já atuam na empresa.

As atividades diárias do acadêmico quando em estágio dizem respeito a auxiliar e acompanhar as atividades profissionais exercidas pelos titulares.

Quais são os tipos de estágios?

De acordo com a Lei nº 11.788, existem dois tipos de estágios, cada qual com características específicas e particulares, no entanto, os seguintes requisitos precisam ser observados:

  • matrícula e frequência regular do educando no curso que está realizando,
  • celebração do termo de compromisso entre o educando, empresa que concede o estágio e instituição de ensino,
  • compatibilidade entre as atividades exercidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

Os dois tipos de estágios previstos na legislação são os seguintes:

Obrigatório

O estágio obrigatório é aquele que precisa ser realizado pelo estudante e que faz parte da grade curricular do curso.

Normalmente, são exigidos nos cursos de licenciatura e nas áreas biomédicas, quando o estudante deverá entregar periodicamente um relatório de atividades e tarefas realizadas que serão avaliados e valem nota.

Não obrigatório

O estágio não obrigatório, como o próprio nome deixa claro, é dispensável no que se refere ao currículo do curso, no entanto, possui um valor extracurricular.

Nesses casos, as instituições de ensino definem pela necessidade ou não da apresentação do relatório de atividades e tarefas.

Outra característica é que nesse tipo de estágio a empresa contratante possui as seguintes obrigações:

  • pagamento de bolsa-auxílio,
  • auxílio-transporte,
  • recesso remunerado.

Mesmo não sendo obrigatório, o estágio sempre é uma excelente oportunidade para que os alunos possam ter a sua primeira experiência com a atividade profissional na qual estão se preparando, portanto, vale a pena a sua realização.

Qual a importância do estágio na carreira?

Como já vimos, a importância do estágio diz respeito à possibilidade da conclusão do curso que se está realizando, especialmente nos casos onde ele é obrigatório.

Sem a conclusão do estágio obrigatório é impossível se formar, no entanto, muito além disso, essa atividade é a responsável em permitir a inclusão do acadêmico nas atividades profissionais da sua área.

Diante disso, existem outros fatores que devem ser considerados quando da realização dessa importante etapa da vida acadêmica, como, por exemplo:

Conhecimento prático

O conhecimento prático e a vivência no campo de trabalho é fundamental para alicerçar tudo o que foi visto em sala de aula, seja de forma presencial, híbrida ou virtual, possibilitando que acontecimentos do dia a dia sejam experienciadas por quem está iniciando uma carreira.

O estágio é de grande auxílio, pois, além das obrigações exigidas pela instituição de ensino que visam a vivência além dos laboratórios, o fato do aluno poder desenvolver atividades sob a supervisão de um profissional sempre é uma excelente forma de capacitação.

É nessa etapa que surgem as dúvidas com relação às ocorrências do cotidiano, quando o estagiário poderá avaliar e aprender in loco o que fazer e como resolver situações no dia a dia das atividades que envolvem a sua profissão.

Enriquece o currículo

O estágio, obrigatório ou não, também possibilita que o currículo seja enriquecido, pois fica comprovado que a primeira experiência já foi vivenciada.

Essa situação facilita o ingresso do acadêmico nas oportunidades que se abrem no mercado, especialmente quando o aproveitamento atendeu as necessidades e propósito dessa fase.

Além disso, é bastante comum que a partir de um estágio onde os resultados tenham sido alcançados, a empresa efetive o acadêmico, ou seja, contrate-o para dar prosseguimento a sua carreira.

Criação de network

Por fim, mas não menos importante, está a oportunidade que o estágio estabelece para a criação de relacionamentos.

O aluno definitivamente “entra” na área da qual se preparou para atuar, conhecendo outros estagiários e pessoas que já vivem o dia a dia da profissão.

Mesmo que não ocorra a efetivação, esse conhecimento e o network desenvolvido colabora para que oportunidades surjam e indicações e dicas ajudem o novo profissional a encontrar o seu espaço.

Diante de tantos fatos, fica claro que a importância do estágio envolve:

  • uma boa formação profissional,
  • o atendimento às exigências acadêmicas (quando for o caso),
  • o início das atividades profissionais,
  • o primeiro passo de uma carreira de sucesso.

Agora que você sabe mais sobre esse importante assunto, conheça os cursos da Ulbra e de que maneira podemos ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para atingir os seus objetivos profissionais!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!