Professor tem altas taxas de possibilidade de emprego

A carreira de professor tem alto grau de empregabilidade, ou seja, há facilidade em conseguir emprego após a formação.

Há carência de professores qualificados em praticamente todas as áreas do conhecimento, predominantemente na educação básica, conforme pesquisas educacionais.

Licenciaturas abrem muitas possibilidades para colocação no mercado de trabalho por meio de concursos públicos e contratações na rede privada.

Quer ser docente? Está em dúvida? Você está lendo este texto, portanto, é porque um professor lhe ensinou essa habilidade.

Neste post, conheça os diferentes contextos para atuação do professor e que é uma carreira com amplas oportunidades.

Quais as vantagens em ser professor?

A sociedade, de um modo geral, não atribui ao professor o real valor que a profissão tem para o desenvolvimento do país.

Alguns acreditam que a atividade docente está pouco valorizada, enquanto outros afirmam, com absoluta certeza, que ser professor vale a pena.

Escolas públicas, particulares, cursos técnicos e pré-vestibulares sempre necessitam de professores. De acordo com o nível de atuação e a instituição contratante a remuneração pode alcançar até 12 salários-mínimos.

Não podemos, acima de tudo, deixar de lembrar do papel social do professor. Da educação básica ao ensino superior, ele é o responsável pela formação de inúmeras outras profissões.

A tendência que se consolida é de um mercado de trabalho favorável para os licenciados.

 Importância da formação docente

O professor é um profissional indispensável na formação de todos os profissionais, em qualquer nível de ensino.

É uma profissão de extrema importância e a formação do docente varia com a área pretendida.

Todos os profissionais atuantes no mercado de trabalho, em muitos momentos, dependeram da atuação de um professor.

Nesse contexto, os cursos de licenciatura se constituem como excelente oportunidade de qualificação profissional, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mercado de trabalho para professor

O professor licenciado poderá atuar em diferentes espaços educativos, no entanto, a grande carência está na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), principalmente nas áreas de conhecimento das ciências exatas e humanas.

O professor com diploma de graduação em nível superior poderá atuar também em ambientes não escolares que requeiram educadores na formação de jovens e adultos nos mais variados espaços, tais como:

  • Ciências Biológicas: profissionais preparados para lecionar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio na área de Ciências Biológicas. Podem atuar como educadores ambientais ou docentes na área de Ciências. Também podem continuar seus estudos em pesquisa através dos programas de pós-graduação. Desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs, empresas e escolas.

 

  • Física: forma professores para atuar na disciplina de Física do ensino médio e das escolas técnicas, podendo continuar seus estudos em nível de pós-graduação (a Ulbra oferece mestrado e doutorado na área de ciências e matemática). O futuro professor pode trabalhar na área de pesquisa em ensino de Física.

 

  • Geografia: a licenciatura em Geografia forma profissionais para os anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Atua na assessoria de projetos interdisciplinares e de desenvolvimento sustentável, realiza estudos e pesquisas para fins de gestão e organização espacial, confecciona mapas temáticos com o uso do geoprocessamento e analisa seus arranjos espaciais. Também orienta projetos e empreendimentos turísticos em nível local, regional e nacional e coordena e executa projetos de educação ambiental e trabalhos pedagógicos.

 

  • História: profissional competente para exercer o ensino da disciplina de História nos níveis fundamental (anos finais) e  médio, com capacidade para desenvolver projetos de pesquisa e produzir conhecimento científico voltado à educação básica. Também pode atuar em espaços de memória (museus e arquivos), gestão de acervos, assessoria em temáticas e conteúdos histórico-culturais, produção de materiais didáticos e projetos de educação patrimonial.

 

  • Letras Inglês: escolas de ensino médio e anos finais do ensino fundamental, editoras, órgãos de divulgação e difusão cultural e artística, veículos de comunicação, empresas de turismo, estabelecimentos de ensino fundamental e médio, cursos de idiomas, embaixadas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

 

  • Letras Português: lecionar Português, Literatura e Produção Textual no ensino fundamental e médio. Também poderá trabalhar como revisor e redator em agências de publicidade, redações de jornal, editoras, Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas.

 

  • Matemática: forma professores para atuar na disciplina de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e nas escolas técnicas, podendo continuar seus estudos em nível de pós-graduação (a Ulbra oferece mestrado e doutorado na área de ciências e matemática). O futuro professor pode trabalhar na área de pesquisa em ensino de Matemática.

 

  • Pedagogia: forma profissionais para atuarem na docência e na gestão da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos componentes curriculares de cunho pedagógico do curso normal, na gestão escolar e em múltiplos espaços educativos, formais e não formais, além de atender áreas onde seus saberes e competências se fizerem necessários, tais como: hospitais, empresas, Organizações Não Governamentais/ONGs, associações, dentre os diversos espaços de atuação do educador (a Ulbra oferece a possibilidade de formação continuada em nível de pós-graduação em cursos de especialização, mestrado e doutorado na área da Educação).

 

  • Química: forma professores para atuar na disciplina de Química do ensino médio e das escolas técnicas, podendo continuar seus estudos em nível de pós-graduação (a Ulbra oferece mestrado e doutorado na área de ciências e matemática). O futuro professor pode trabalhar na área de pesquisa em ensino de Química.

Cursos de Licenciatura na Ulbra

Os cursos de licenciatura da Ulbra são muito bem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A licenciatura é o início de uma carreira acadêmica bem-sucedida que pode ter continuidade nos cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Os alunos egressos dos cursos de licenciatura da Ulbra poderão dar continuidade aos estudos em cursos especialização ou mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação e/ou no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Agora que você já conhece a importância da formação docente e que o mercado de trabalho para professor tem altas taxas de empregabilidade, entre no site da Ulbra e escolha o seu curso.

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin