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Ao ingressar no nível superior, é comum ter muitas dúvidas. No caso dos cursos digitais, muitos estudantes têm curiosidade sobre como funciona o sistema de notas.
O ensino à distância ganha cada vez mais espaço no cenário da educação superior brasileira.
Em 2019, pela primeira vez, o número de alunos matriculados nessa modalidade chegou a ultrapassar a quantidade de estudantes do modelo presencial.
Por isso, podemos considerar que se trata de uma tendência para o setor educacional nos próximos anos.
Contudo, para que o sistema funcione de forma eficaz, é preciso contar com metodologias bem definidas e um planejamento consistente.
Assim, com boas dinâmicas de ensino e um modelo avaliativo eficiente, é possível formar profissionais altamente capacitados.
Para entender como funciona o sistema de notas nos cursos digitais, continue a leitura!
Certamente, há muitas diferenças entre o ensino à distância e o presencial, já que são modalidades distintas.
O EaD permite ao estudante uma maior flexibilidade em sua rotina, possibilitando que dedique os horários que desejar aos estudos.
Além disso, as plataformas digitais se fazem presentes, oferecendo suporte ao aluno durante o contato com o conteúdo trabalhado.
A possibilidade de assistir novamente às aulas quando quiser, por exemplo, é um recurso que faz a diferença em uma rotina de estudo, para tirar dúvidas ou apenas revisitar um assunto.
Por outro lado, muitos aspectos permanecem presentes, como é o caso das avaliações.
Essas atividades são necessárias para acompanhar o progresso do aluno no decorrer das aulas e dos conteúdos a serem aprendidos.
As notas são uma maneira de indicar se é preciso focar mais nos estudos, quais pontos precisam ser melhorados e quais já estão bem estabelecidos.
Por isso, um bom sistema deve fornecer esse tipo de devolutiva ao estudante.
Uma das maneiras de avaliar o conhecimento do aluno acerca de um assunto é através da utilização dos fóruns em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Esses espaços são destinados à troca de ideias entre colegas da turma e o corpo docente, partindo da exposição de comentários e questionamentos.
De forma geral, um tema é proposto para a turma, que deve debater entre si as questões que surgirem em torno dele.
Essa é uma maneira de trazer a interação com o professor e os colegas para o ambiente virtual, permitindo que todos aprendam coletivamente.
Além de agregar informações acerca do tema proposto para a discussão, os fóruns também ajudam a desenvolver a comunicação interpessoal e a capacidade crítica.
Quanto à avaliação, ela pode considerar alguns fatores.
Pode ser analisado, por exemplo, se o comentário feito contribui para o debate e se as ideias estão apresentadas claramente, como seria em uma questão dissertativa comum.
O sistema de notas dos cursos digitais não requer uma dinâmica específica para as avaliações.
Assim, as atividades realizadas online podem variar na forma como ocorrem.
Ou seja, o professor pode optar por trabalhos individuais ou em grupo, escritos ou disponibilizados em outros formatos, etc.
Alguns objetos de avaliação bastante utilizados são os fichamentos, as resenhas e produções textuais acerca de um dos temas estudados.
De forma geral, os prazos costumam ser maiores que em sala de aula presencial, onde o tempo é reduzido para que se encaixe na aula de cada disciplina.
O MEC exige que as provas finais sejam realizadas de maneira presencial.
Aqui, na Ulbra, disponibilizamos um período de aplicação de acordo com o calendário acadêmico, e o aluno pode agendá-la no melhor dia e horário para a realização, o que permite muito mais flexibilidade em relação ao sistema presencial.
Essa atividade avaliativa costuma ser bastante tradicional, com questões dissertativas ou objetivas propostas pelo professor, que devem ser respondidas com base no conteúdo estudado de forma online.
A avaliação presencial também é bastante utilizada na apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes, ao fim da graduação.
Embora os cursos à distância ofereçam mais flexibilidade ao aluno, permitindo que ele siga um cronograma próprio de estudos, também há prazos que devem ser respeitados.
No entanto, por mais que o estudante se organize ao longo do semestre, mantendo uma rotina disciplinada e consistente, imprevistos podem acontecer.
Nesses casos, quando o aluno não realiza uma das avaliações propostas pelo professor, é possível solicitar a segunda chamada.
Ela consiste em uma nova oportunidade de fazer a atividade avaliativa, possibilitando que suas notas sejam suficientes para ser aprovado na disciplina.
É importante verificar qual o prazo para a solicitação, que tende a fechar alguns dias após a aplicação da prova.
Além disso, para ter direito à segunda chamada é necessário apresentar uma justificativa e comprová-la.
Por isso, esteja atento ao que é exigido para poder refazer a atividade e evitar uma nota final baixa.
Como mencionado, o objetivo principal de qualquer avaliação é verificar o progresso e o aprendizado do estudante no decorrer do semestre.
A nota atribuída é uma forma de informar ao aluno a respeito do seu grau de apreensão do conteúdo.
Por isso, notas baixas não são uma punição, mas um sinal de que é necessário estudar melhor o tema da disciplina e reter mais informações sobre ele.
Da mesma forma, a reprovação é necessária quando o estudante demonstra que ainda não tem domínio sobre o conteúdo de uma matéria.
É justamente por isso que se faz necessária a criação de um sistema de devolutivas, inclusive no EaD.
Sendo assim, é possível ser reprovado se suas notas não atingirem a média exigida para a aprovação, pois isso indica que é preciso dedicar mais tempo ao aprendizado do conteúdo.
Outro critério de aprovação é a frequência do estudante.
Embora as aulas sejam realizadas no ambiente virtual, é possível monitorar os acessos do aluno a cada material disponibilizado, medindo sua frequência na disciplina.
Agora que você já sabe como funciona o sistema de notas no ensino à distância, só falta conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!
Oferecemos formação em modalidade EaD, presencial e híbrida, em diversos polos.
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