• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Já pensou em cursar Design Digital EAD?

Junho 21, 2022

Já pensou em cursar Design Digital EAD? - Blog da Ulbra
7:29

A tecnologia já marca presença na rotina da maior parte da população e o Curso de Design Digital contribui muito com essa experiência.

Com poucos cliques, acessamos informações e serviços em nossas telas, seja com intuito de trabalho, lazer ou até mesmo por necessidade de compras e acesso a outros serviços, tornando o dia a dia muito mais prático e rápido.

Essa área do Design, em específico, é responsável por fazer com que esses procedimentos sejam cada vez mais simples e intuitivos para o usuário.

Outra contribuição dos avanços tecnológicos alcançados pela ciência é a flexibilidade trazida pelo ensino à distância, que promove uma formação com qualidade e praticidade nas mais diversas áreas de estudo e é possível cursar essa graduação de maneira remota.

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber sobre o Curso de Design Digital EAD. Confira!

O que faz um designer digital?

Elementos visuais estão sempre presentes no nosso dia a dia, seja em produtos, campanhas ou na comunicação.

No ambiente virtual, esse fator é fundamental para que o usuário consiga utilizar os recursos de uma página ou aplicativo de forma intuitiva.

Nesse sentido, o aspecto estético deve ser elaborado de forma cuidadosa, para que o resultado seja satisfatório.

Essas são preocupações que cabem ao profissional da área de Design Digital.

Os estudos do ramo são dedicados à produção de conteúdo e recursos multimídia para serem visualizados nas telas de nossos aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e celular.

Essa criação gera produtos como páginas de sites, identidade visual de marcas, anúncios de produtos e até animações ou videogames.

O designer digital, portanto, deve contar com uma formação que lhe proporcione os conhecimentos técnicos da área e também muita criatividade.

Qual é a diferença entre os tipos de Design?

A área do Design é bastante ampla e lida, de maneira geral, com a manipulação de elementos visuais.

Outro ramo bastante conhecido é o do Design Gráfico, que também está associado a projetos de comunicação visual.

No entanto, nesse caso, o objetivo pode ser um produto material, planejado para estar fora do meio virtual.

A formação em Design Digital, por outro lado, é direcionada para o ambiente das telas de nossos aparelhos.

Isso envolve princípios estéticos diferenciados, pois devem atender a diferentes contextos, como a um smartphone, computador ou tablet.

A exibição de conteúdo nesses aparelhos não é exatamente a mesma e, por isso, são necessários profissionais capacitados para adaptá-la a ambientes distintos.

Para isso, o designer digital recebe uma formação teórica com os princípios que serão aplicados a cada projeto, mas também desenvolve a prática com ferramentas digitais variadas.

Assim, as disciplinas cursadas em Design Digital incluem elementos utilizados no campo de forma mais abrangente, mas também conhecimentos específicos para a atuação desse profissional, como é o caso de um amplo estudo em experiência do usuário e interfaces.

Como é o mercado de trabalho para essa área?

O ambiente virtual tem se expandido de forma crescente nos últimos anos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2019 o Brasil contava com 230 milhões de smartphones, indicando que mais de 92% dos domicílios do país possuem celular.

As telas se fazem cada vez mais presentes no dia a dia da população, através do acesso a informações, comunicação instantânea, aplicativos de serviços e diversas formas de entretenimento.

Por isso, o mercado de trabalho do Design Digital também está em crescente expansão.

Dentre as oportunidades de atuação para um profissional com esta formação, podemos destacar algumas atividades bastante frutíferas.

Entre elas estão a produção de mídia digital interativa, os escritórios de Design e comunicação visual, agências de comunicação e publicidade, e a atuação em empresas de TI como projetista de Design.

Além disso, essas são funções que podem ser exercidas de diversas maneiras, em instituições públicas e privadas, em escritório próprio ou como freelancer.

Por esse motivo, uma formação de qualidade também deve preparar o estudante para o cenário atual do mercado de trabalho, que exige conhecimentos técnicos mas também outras habilidades.

Familiarizar-se com estratégias inovadoras, além de desenvolver a capacidade de empreender na própria carreira, são pontos indispensáveis para qualquer profissional.

Nesse sentido, os cursos tecnológicos têm muito a oferecer ao estudante, uma vez que são voltados justamente para a atuação no mercado de trabalho.

Como funciona o Curso EAD de Design Digital da Ulbra?

O ensino à distância tem se tornado uma tendência crescente nos últimos anos, pois traz diversas vantagens ao estudante.

No ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior 2019, o número de matrículas em cursos online ultrapassou o dos presenciais.

A popularização da modalidade é justificada por vários fatores, entre eles a praticidade e flexibilidade oferecidas pelo EAD.

Nesse modelo, o estudante é quem determina seus locais de estudo, horários para realizar atividades e constitui sua própria rotina.

Trata-se de uma opção mais viável para aqueles que têm um dia a dia agitado, seja por uma alta carga horária de trabalho, dificuldade de locomoção ou até pela rotina doméstica.

Além disso, diferentemente do que muitos pensam, a formação à distância também proporciona ao aluno o acompanhamento regular de um corpo docente, que conta com professor e tutores, para guiar seus estudos, além de um networking com os outros estudantes.

O Curso de Design Digital à distância da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil, é um bom exemplo de como o estudante pode aproveitar os benefícios que o modelo oferece.

O estudo se dá principalmente através de seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual são disponibilizadas aulas expositivas gravadas ou síncronas, atividades avaliativas e momentos interativos com o professor e a turma.

Assim, a experiência de ensino-aprendizagem não se dá de forma solitária, mas mantém a flexibilidade oferecida pelo EAD.

Além disso, os recursos digitais são um grande aliado do estudante, como no caso das bibliotecas virtuais disponibilizadas pela instituição, que contam com materiais ricos para a realização de consulta e estudo.

Tendo em mente a importância de momentos de prática dos conteúdos trabalhados, o Curso de Design Digital EAD da Ulbra também utiliza laboratórios virtuais.

Nesses espaços, o estudante é instruído pelo professor a realizar atividades que proporcionam a aplicação dos princípios estudados ao longo da disciplina.

Dessa maneira, ao longo de cerca de quatro semestres, o aluno recebe uma formação de qualidade, capaz de transformá-lo em um profissional extremamente capacitado, contando com flexibilidade e praticidade em seus estudos.

A área de Design Digital despertou seu interesse? Então, só falta se matricular na Ulbra! Faça uma visita ao nosso site para conferir mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e nossos polos. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!