• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como criar um portfólio digital?

Março 14, 2023

Como criar um portfólio digital? - Blog da Ulbra
7:02

Um portfólio digital pode ser o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho e conseguir as melhores oportunidades de emprego da sua área de atuação.

O mercado se torna cada vez mais competitivo, fazendo com que cada profissional precise procurar maneiras de tornar sua imagem mais marcante e mostrar seu diferencial em relação à concorrência.

Para isso, além de um currículo bem elaborado, é preciso mostrar os seus melhores trabalhos e fazer com que os locais em que pretende atuar conheçam suas habilidades.

Por isso, neste conteúdo, falamos sobre a importância de ter um portfólio digital e como fazer o seu. Confira!

Qual a importância de ter um portfólio digital?

Seja para conseguir um estágio e impulsionar sua carreira ou para se candidatar ao emprego dos seus sonhos, um portfólio digital é uma excelente maneira de demonstrar do que você é capaz.

A competitividade já é parte da rotina de profissionais dos mais diversos ramos, principalmente quando se trata de conseguir vagas em empresas e instituições de renome, ou mesmo se candidatar a cargos com uma boa remuneração.

Diante desse cenário, apresentar um currículo continua sendo fundamental, mas pode não ser o suficiente quando a concorrência estiver muito acirrada.

Por isso, reunir seus melhores trabalhos em um portfólio digital é a melhor estratégia para conquistar logo de cara os profissionais responsáveis pela contratação em um estabelecimento.

Esse documento traz diversas vantagens para o profissional, como a possibilidade de reunir os projetos que sintetizam suas principais habilidades e competências em um só local, facilitando o acesso das pessoas interessadas em seu trabalho.

No caso de um jornalista, por exemplo, o portfólio digital pode incluir seus artigos de maior qualidade, mostrando aquilo que há de melhor em sua atuação profissional.

O mesmo se aplica a muitas outras profissões, como arquitetos, escritores e designers de diversos ramos, que podem selecionar os projetos de que mais têm orgulho para montar um portfólio.

Além disso, o formato digital permite uma divulgação mais ampla desse documento, que não precisa ser distribuído apenas ao se candidatar para uma vaga de emprego.

Se ali estão reunidos os seus melhores trabalhos e as habilidades que fazem com que o profissional se destaque entre a concorrência, não há motivos para que ele não permaneça disponível em um ambiente digital.

Nesse sentido, o portfólio digital traz vantagens que podem ajudar a conseguir o seu emprego dos sonhos, mas também pode ser fundamental para impulsionar sua carreira ao entrar no mercado de trabalho.

Afinal, como montar esse tipo de portfólio?

Montar um portfólio digital não é uma tarefa complicada, mas é importante seguir algumas etapas para tornar o processo o mais simples e eficiente possível.

Dessa maneira, é possível garantir um bom resultado, que permita colocar em destaque seus trabalhos de maior qualidade e mostrar seu desempenho profissional.

Escolha uma plataforma

Se você já decidiu fazer um portfólio digital, o primeiro passo é definir qual será a plataforma utilizada.

Caso você pretenda manter seus trabalhos disponíveis de forma online, por exemplo, pode ser interessante pensar no melhor meio para exibir o seu portfólio, de modo que ele se torne visível para outras pessoas.

Um site pode ser uma boa opção e há diversas maneiras de criar o seu de forma simples e prática, sem que seja necessário ter conhecimentos aprofundados na criação de um espaço virtual.

Também é importante lembrar que muitos profissionais utilizam as redes sociais para se comunicar com o seu público e com clientes em potencial.

Assim, disponibilizar seu portfólio nesse espaço, por meio de um link que leve para o site ou arquivo, pode ser uma maneira eficiente de explorar esse ambiente digital de forma mais eficaz, levando seu trabalho a mais pessoas.

Defina o formato

O formato escolhido para a elaboração do portfólio também é um ponto importante, que deve ser avaliado de acordo com as atividades de cada profissional.

Os blogs, por exemplo, podem ser a opção ideal para aqueles que trabalham com a escrita de textos, como é o caso de jornalistas e redatores.

Criar um site também pode ser uma ótima alternativa para profissionais que trabalham com design, principalmente quando se trata da aplicação desses estudos ao ambiente digital, pois essa também é uma maneira de demonstrar seu talento nessa atividade.

Por outro lado, o bom e velho arquivo PDF também pode ser uma saída para quem não está tão familiarizado com o ambiente virtual, pois permite reunir seus projetos independentemente de sua natureza e pode ser facilmente enviado.

Escolha os principais projetos

Ao montar seu portfólio digital, lembre-se de que ele deve ser uma amostra dos seus melhores trabalhos, ou seja, aqueles que merecem destaque em relação aos demais.

Nesse sentido, ainda que você tenha muitos projetos dos quais se orgulha, incluir todos eles no documento torna a leitura cansativa e pode desestimular alguém interessado em conhecer o seu serviço.

Por isso, é importante selecionar aqueles que reúnem suas principais habilidades profissionais, de modo que o seu portfólio mostre o diferencial que você tem enquanto profissional.

Além disso, atualizar o portfólio também é importante para que novos projetos possam ser exibidos às pessoas interessadas no seu trabalho.

Escreva sobre você e sua experiência

Além de incluir seus trabalhos, não esqueça que seu portfólio também deve carregar a sua presença.

Por isso, inserir algumas informações sobre o perfil do profissional, como alguns locais em que já atuou e sua formação, pode ser uma maneira interessante de trazer mais credibilidade para os projetos reunidos no documento.

Aqui, a formação acadêmica pode ser um diferencial, principalmente se tiver sido realizada em uma universidade de qualidade e contar com cursos de pós-graduação e especialização.

Afinal, possuir os conhecimentos técnicos envolvidos no dia a dia de cada área é essencial para a atuação de um bom profissional.

Nesse sentido, o portfólio pode servir não apenas para mostrar o que há de melhor no seu trabalho, mas também os fatores que contribuíram com a sua atuação, gerando mais credibilidade para os projetos apresentados no documento.

Para uma formação completa, em uma instituição de ensino de qualidade, conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos de diversas áreas e em diferentes modalidades, para que você possa escolher a graduação ideal para você e construir um currículo de destaque no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre as formações disponíveis, descontos nas mensalidades e processos seletivos, visite nosso site!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!