• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

6 motivos para você fazer mestrado!

Maio 4, 2023

6 motivos para você fazer mestrado! - Blog da Ulbra
7:08

Fazer mestrado é uma maneira de se aprofundar dentro de uma área de atuação e ir além dos conhecimentos adquiridos durante o período de graduação, de forma a adquirir habilidades e competências voltadas para a função de pesquisador.

Continuar os estudos e investir em uma formação continuada é uma maneira de nunca ficar desatualizado acerca de novos procedimentos, conceitos e tecnologias introduzidos na área profissional escolhida por você.

Além disso, essa modalidade de pós-graduação abre diversas portas para o profissional que pensa em ampliar sua carreira, trazendo diversas vantagens para a vida do futuro profissional.

Neste post, traremos 6 motivos pelos quais você deve fazer mestrado. Confira!

Motivos para você fazer mestrado

De acordo com o portal do Ministério da Educação (MEC), o Brasil conta com 76.323 pessoas inscritas em um mestrado acadêmico.

O quantitativo de alunos de mestrado representa um crescimento em relação aos anos anteriores, mas ainda não é tão expressivo, o que coloca essa modalidade de pós-graduação como um diferencial entre os profissionais do mercado.

Vale ressaltar também que fazer mestrado significa estar matriculado em um curso de pós-graduação stricto sensu, um nível de ensino focado em desenvolver pesquisa e produção científica.

Se você tem vontade de fazer mestrado e seguir na vida acadêmica, a pós-graduação stricto sensu é o caminho ideal e oferece diversas vantagens.

Conhecimento sobre novas técnicas de trabalho

O período de graduação é essencial na formação de um profissional, promovendo o contato do estudante com diferentes teorias que fundamentam sua área e proporcionam o conhecimento teórico necessário para atuar com proficiência.

No entanto, o mundo passa por transformações com cada vez mais rapidez, tendo em vista os avanços tecnológicos que presenciamos e a maneira como alteram nosso modo de viver.

Assim, fazer mestrado é uma forma de continuar inserido nas discussões relevantes para a sua área e acompanhar a chegada de novas técnicas de trabalho, seja por meio de procedimentos inovadores ou a aplicação de novas tecnologias.

Além disso, muitas pessoas deixam de estudar após a conclusão da graduação, colocando as atividades de trabalho como uma prioridade no dia a dia.

Nesse sentido, fazer mestrado é uma oportunidade de passar dois anos focando em novos conhecimentos e na produção da sua dissertação, dedicando-se a um tema de interesse dentro da sua área de atuação.

Poder se tornar professor universitário

A docência é um desejo de muitas pessoas, seja pela possibilidade de estar sempre em contato com os temas pelos quais se tem interesse ou pela relevância social que ser professor carrega.

No entanto, pode ser que alguns estudantes e profissionais percebam em si a vocação docente, mas não se interessem por nenhum curso de licenciatura para atuar na educação básica, como as formações em Biologia, Letras, Matemática, História e entre outras.

Por isso, fazer mestrado é uma oportunidade de se dedicar ao estudo de uma linha de pesquisa e adquirir mais conhecimento a respeito da área como um todo, através das disciplinas oferecidas em cada programa de pós-graduação, e ser um professor universitário.

Investir em formação continuada é sempre importante para se tornar um professor de sucesso, mas para aqueles que querem atuar na universidade, ajudando a formar novos profissionais, o mestrado é um elemento fundamental. 

Ser valorizado profissionalmente

Encontrar boas posições no mercado de trabalho é uma preocupação de todo profissional que está começando a carreira ou planejando seus próximos passos.

A competitividade é alta e há sempre concorrentes para disputar uma vaga de emprego com você, dificultando o processo de consegui-lo.

Fazer mestrado é um diferencial importante, que pode torná-lo um candidato mais qualificado que seus concorrentes.

Assim, esse tipo de formação pode ajudar também na conquista de mais valorização profissional.

Tornar-se um especialista

As graduações costumam durar um período de cerca de quatro anos, ao longo dos quais o estudante é exposto a diversas teorias e diferentes áreas de atuação que compõem seu campo de estudo.

Esse conhecimento de caráter mais abrangente é fundamental, pois permite que o aluno encontre os temas que são de seu maior interesse, os procedimentos com os quais tem mais afinidade e, assim, possa traçar sua carreira de forma mais preparada.

No entanto, ao entrar a fundo em uma área, muitos egressos sentem falta de conhecimentos mais específicos de determinado ramo, para que possam estar atualizados e a frente das atividades desenvolvidas em sua área de atuação.

Assim, os dois anos dedicados para fazer mestrado servem também para que o profissional se qualifique em uma linha de pesquisa, dedicando tempo de estudo e pesquisa para conhecer mais profundamente um tema de seu interesse.

Desenvolver o pensamento crítico

Desenvolver o pensamento crítico é fundamental para qualquer profissão, sendo um elemento que permite uma atuação mais consciente e que traga avanços para a área.

Ao conhecer mais sobre um tema relativo a um campo de atuação, o profissional adquire o conhecimento necessário para se qualificar ainda mais e ter competência para analisá-lo de forma crítica, identificando problemas e desenvolvendo soluções.

Além disso, a atividade de pesquisa exige que o acadêmico estabeleça uma perspectiva crítica em relação a si mesmo, avaliando seu desempenho e a eficácia dos estudos aplicados por ele, uma habilidade importante para todo profissional.

Ser melhor remunerado

Por fim, a remuneração é sempre um ponto a ser considerado ao identificar uma carreira, tendo em vista que esse fator pode trazer mais qualidade de vida e levá-lo em conta é fundamental para planejar sua vida profissional com mais eficiência.

Contar com uma pós-graduação no currículo, de modo geral, promove um aumento da remuneração, visto que as empresas ou instituições procuram contratar profissionais com maior qualificação para o trabalho.

Dados fornecidos pela 54ª edição da Pesquisa Salarial, conduzida pela Catho Educação, informam que contar com uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%, representando um ganho significativo para o profissional.

Faça seu mestrado na Ulbra!

Embora escolher o curso certo para você seja fundamental, optar por uma instituição de ensino de confiança é igualmente relevante.

Para fazer mestrado em uma universidade preparada para promover a melhor formação para você, conte com a pós-graduação da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Aqui, você pode concluir sua formação em diferentes áreas, contando com uma infraestrutura de qualidade e valores acessíveis.

Para conferir mais informações, visite a nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!