8 livros de jornalismo que todo estudante precisa conhecer
Graduação

8 livros de jornalismo que todo estudante precisa conhecer

Existem 8 livros de jornalismo que todo iniciante de uma carreira ou interessados em fazer uma graduação e abraçar essa profissão precisam ler.

Trata-se de obras que apresentam:

  • o cotidiano da profissão,
  • coberturas que ficaram famosas,
  • histórias vividas por alguns profissionais da área.

A profissão de jornalista é dinâmica e tem por objetivo informar, possibilitando que as pessoas possam conhecer o que se passa nas mais diversas áreas das atividades humanas. A responsabilidade dessa profissão envolve ética, imparcialidade, habilidade e, acima de tudo, a apresentação dos fatos e da verdade.

Uma boa graduação é aquela que trabalha incessantemente esses fatores, onde, muito além de apresentar as técnicas e formas de divulgação das notícias, colabora também com a formação desse importante profissional que está diretamente envolvido com a educação e cultura de um povo.

Neste post, apresentamos 8 livros de jornalismo que todo estudante precisa conhecer e, preferencialmente, incluí-los em seu acervo para consultas futuras. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre cada uma dessas obras!

Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística

Outro brasileiro que deixou uma grande contribuição para o jornalismo foi Nilson Lage, quando publicou seu livro “Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística.” O livro traz a diferença entre notícia e reportagem, apresentando técnicas de como fazer uma abordagem adequada junto às fontes da informação durante uma entrevista.

A regra do jogo: o jornalismo e a ética do marceneiro

Cláudio Abramo, o profissional responsável pela modernização dos jornais Folha de São Paulo e O Estadão, apresenta em sua obra “A regra do jogo: o jornalismo e a ética do marceneiro” testemunhos que viveu a partir de:

  • processos,
  • episódios,
  • acidentes.

Suas experiências pessoais contribuem para que se conheça o dia a dia dessa apaixonante profissão, onde não existem rotinas e a ética é colocada à prova o tempo todo.

A sangue frio

Truman Capote no livro “A sangue frio” traz detalhes de um assassinato de uma família ocorrido na cidade de Holcomb, estado do Kansas, Estados Unidos, um crime que teve grande repercussão em seu país.

O jornalista desenvolveu esse romance a partir das entrevistas que obteve com:

  • moradores locais,
  • familiares das vítimas,
  • policiais,
  • assassinos.

O livro surgiu a partir de sua reportagem publicada em quatro partes na Revista The New Yorker.

Mindset: a nova psicologia do sucesso

A psicóloga norte-americana, Carol S. Dweck, escreveu “Mindset: a nova psicologia do sucesso” que, apesar de não tratar de fatos ou experiências jornalísticas, é uma obra voltada ao empreendedorismo.

Isso significa que cabe muito bem para os estudantes de jornalismo que desejam empreender nessa área, montando o seu negócio e transformando o seu projeto em um grande sucesso.

Fama e anonimato

O livro “Fama e anonimato” traz reportagens sobre pessoas famosas e anônimos que viviam em Nova Iorque na década de 1960.

Gay Talese, o autor da obra, obteve grande destaque sobre o capítulo em que apresentou o perfil de Frank Sinatra, um dos mais ilustres moradores da metrópole norte-americana. O interessante desse texto é que Talese jamais conversou com Sinatra, tendo obtido o perfil do famoso cantor a partir de entrevistas realizadas com pessoas próximas a ele.

O autor é considerado um dos grandes colaboradores para a criação do que hoje é conhecido como jornalismo literário e seu livro serve como guia para aqueles que desejam se especializar nesse tipo de publicação.

Hiroshima

Dentre os livros de jornalismo, a obra “Hiroshima” precisa ser lida pelos estudantes da área.

O autor John Hersey, nascido na China e filho de missionários norte-americanos, conta detalhes de sete personagens que estavam em Hiroshima e Nagasaki quando dos bombardeios atômicos durante a Segunda Guerra Mundial.

O impressiona pela riqueza de detalhes de suas descrições e é um modelo a ser seguido por aqueles que desejam se desenvolver no jornalismo literário.

Todos os homens do presidente

Chegamos ao jornalismo investigativo através do livro “Todos os homens do presidente”, uma obra escrita pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein que traz os detalhes do que ficou conhecido como Caso Watergate.

Trata-se da renúncia do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, no ano de 1974, onde os detalhes da investigação realizada pelos dois profissionais norte-americanos impressionam.

O olho da rua

Para terminar a indicação dos 8 livros de jornalismo que você precisa ler, a obra “O olho da rua”, que foi escrita pela brasileira Eliane Brum, apresenta 10 reportagens sobre os bastidores dessa profissão.

Contando a história de brasileiros nas diferentes regiões do país, o objetivo é mostrar o que acontece no desenvolvimento de uma reportagem, como, por exemplo:

  • processo de escrita,
  • erros que podem ser cometidos,
  • dicas para quem sonha em ser repórter.

Como você deve ter observado, são obras consagradas que apresentam técnicas, estilos, formas e que servem de inspiração para a construção de uma carreira de sucesso nessa importante atividade que faz parte do dia a dia de toda a humanidade.

Se o seu sonho é divulgar os acontecimentos e desenvolver-se nessa empolgante profissão, não deixe de conhecer esses livros e confira a oportunidade que a Ulbra apresenta, oferecendo um excelente Curso de Jornalismo e possibilitando que você alcance os seus objetivos!

Acesse nosso site e faça a sua matrícula!

Publicado em 1 de dezembro de 2023, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Compartilhar
Compartilhar
Pin