• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

As profissões mais promissoras nas áreas da tecnologia

Julho 7, 2023

Cada vez mais os profissionais de TI são valorizados pelas empresas, afinal, as diversas áreas da tecnologia estão inseridas no dia a dia das organizações, fazendo parte de todos os processos da vida humana.

Não há empreendimento que não precise contar com soluções digitais para desenvolver as suas atividades.

Seja para receber ou realizar pagamentos, buscar por alguma informação ou nas operações de chão de fábrica de muitas indústrias, onde equipamentos e sistemas precisam estar funcionando para que as operações ocorram com qualidade.

O fato é que computadores e smartphones transformaram-se em acessórios indispensáveis, onde por trás dessas tecnologias existem:

  • sites,
  • redes sociais,
  • portais,
  • lojas virtuais,
  • aplicativos, etc.

Para cada solução, uma equipe de profissionais de TI precisa estar alocada, cuidando para que os processos ocorram sem erros e os serviços oferecidos atendam as expectativas de bilhões de usuários em todo o mundo.

Essas pessoas vêm sendo cada vez mais procuradas, pois, de acordo com um estudo realizado pelo Google for Startups, até o ano de 2025, somente no Brasil, teremos um déficit de 530 mil profissionais na área da tecnologia da informação.

Já para a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), até o ano de 2025 irão se formar nessa área em nosso país 53 mil acadêmicos. No entanto, serão necessários 800 mil novos talentos para atender a demanda.

Independente dos números, o fato é que a área de TI é sinônimo de oportunidades e de possibilidade efetiva na construção de uma carreira de sucesso é muito bem remunerada.

Neste post, apresentaremos detalhes desse assunto, onde destacamos as áreas da tecnologia que possuem maior demanda. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Áreas da tecnologia mais promissoras do mercado

Além das empresas nacionais, as estrangeiras também estão de olho nos profissionais formados no Brasil.

Atualmente, existem milhares de profissionais que residem em nosso país, mas são contratados por empresas de outros países.

O home office tornou-se uma realidade e muitos brasileiros recebem seus salários atualmente em dólar, onde em alguns casos a remuneração ultrapassa os R$ 50 mil mensais.

Vamos às áreas da tecnologia mais promissoras do mercado:

Desenvolvimento de software

Os equipamentos simplesmente não funcionam se não existir um software para comandar as suas ações.

Assim ocorre no acesso a um site e com os robôs que atuam nas linhas de produção, portanto, os profissionais que se preparam para essa área não param de receber convites para trabalhar, onde com o surgimento de novas tecnologias, diversos aplicativos são criados e muitos outros precisam ser adequados constantemente.

Essa área é dividida em 4 especialidades, onde para cada uma delas existem muitas oportunidades. São elas:

Back-end

O software de back-end é aquele que não está disponível para os usuários, ou seja, é executado nos servidores a partir de alguma solicitação.

Como exemplo, é o programa executado quando o usuário solicita um relatório ou um gráfico com informações em tempo real, ou seja, o comando executado pelo interessado na informação acessa a informação e um software de back-end faz a pesquisa no banco de dados do servidor.

Front-end

O front-end é aquele que faz a interação com o usuário, ou seja, é a tela que o interessado acessa para realizar a consulta.

No Google, por exemplo, a tela de pesquisa e a apresentação dos resultados fazem parte do front-end, enquanto que a pesquisa é realizada por um software de back-end, conforme já mencionado anteriormente.

Full stack

Já o full stack é um profissional que trabalha com diversas linguagens e atividades que envolvem o desenvolvimento e programação WEB.

Esse profissional é cada vez mais visado pelo mercado, pois acaba se transformando em um líder que cuida e sabe o que precisa ser feito para que tanto o front-end como o back-end alcancem os resultados desejados.

Mobile

Chegamos ao desenvolvedor de software especializado em atender os equipamentos conhecidos como mobile, ou seja:

  • smartphones,
  • tablets.

Trata-se do desenvolvedor de softwares, aplicativos, jogos e demais soluções voltadas a esses tipos de equipamentos.

Análise de dados

Os profissionais voltados à análise de dados são essenciais nas atividades que fazem parte das áreas da tecnologia.

São aqueles que se especializam nesse assunto, transformando em informação todos os conteúdos que a partir das diversas tecnologias disponíveis fazem a captação, armazenamento, análise e interpretação dos dados.

Administração de banco de dados (DBA)

Diferente do analista, o administrador de banco de dados, também conhecido como DBA, é o profissional que garante a qualidade e o acesso (desde que autorizado) aos conteúdos armazenados digitalmente.

Isso significa tornar-se o responsável pelos dados de uma organização no que se refere ao:

  • armazenamento,
  • acesso,
  • monitoramento,
  • atendimento à legislação (LGPD), etc.

Análise de segurança da informação

Também envolvido com os dados de uma organização, outra profissão promissora nas áreas da tecnologia é o de analista de segurança da informação.

Esse profissional é o responsável por evitar que o banco de dados e sistemas de uma organização sejam contaminados por vírus, conhecidos como software maliciosos, cujo objetivo é causar danos e problemas aos usuários.

Além disso, precisam “blindar” o acesso aos conhecidos “hackers”, que tem por objetivo tornar inacessível os sistemas aos usuários através da criptografia dos dados, quando exigem dinheiro para a liberação dos acessos.

Por fim, são os responsáveis em evitar que os dados sejam acessados por terceiros no objetivo de obter informações privilegiadas, como:

  • fórmulas,
  • receitas,
  • estratégias, etc.

DevOps

Chegamos ao fim da lista de oportunidades promissoras para quem busca por uma formação acadêmica nas áreas da tecnologia da informação.

Trata-se do DevOps, a junção das palavras “desenvolvimento” e “operação”, esse profissional tem por objetivo agilizar e permitir que os sistemas desenvolvidos, após serem amplamente testados, possam ser disponibilizados para uso e operação dos usuários.

Esse profissional cuida para que as seguintes fases na construção de um software alcance os resultados desejados, dentro do tempo estimado:

  • análise,
  • programação,
  • testes,
  • correções,
  • implantação,
  • acompanhamento,
  • manutenção.

Existem ainda muitas outras oportunidades para quem deseja buscar por uma formação nas áreas da tecnologia, no entanto, as opções apresentadas possuem uma grande carência de profissionais.

Para isso, é preciso contar com uma boa formação acadêmica, onde professores capacitados estejam à disposição dos alunos e uma metodologia adequada de ensino seja adotada, possibilitando aos alunos grandes resultados.

Agora que você sabe mais a respeito desse assunto, conheça os Cursos de Tecnologia que a Ulbra oferece!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!