Quais os requisitos para ser um revisor de textos?
Dicas de carreira

Quais os requisitos para ser um revisor de textos?

A profissão de revisor de textos vem ganhando espaço no mercado ao longo dos últimos anos, com oportunidades cada vez mais variadas para a atuação desse profissional.

As atividades envolvidas no ofício também passaram por algumas mudanças e, por isso, é importante conhecer alguns dos aspectos que estão presentes no dia a dia da área.

Inclusive, também ocorreram mudanças no mercado de trabalho em geral, gerando novos direcionamentos a quem tem interesse em ingressar na área e começar a realizar trabalhos de revisão.

Para saber tudo sobre a profissão de revisor de textos, quais são as suas atribuições e os requisitos para seguir essa carreira, continue a leitura!

O que faz um revisor de textos?

Tradicionalmente, conhecemos a revisão de textos como um processo no qual o profissional responsável pela atividade faz correções ortográficas e gramaticais em um trabalho escrito, que pode ser de diferentes naturezas.

Assim, desde gêneros acadêmicos, como artigos, dissertações e monografias, até os literários, como romances, livros teóricos e outras obras publicadas, têm se beneficiado com o trabalho exercido nessa área.

No entanto, as possibilidades vão muito além desses tipos de textos que costumam ser lembrados quando falamos na atuação do revisor de texto.

Nos últimos anos, por exemplo, tem crescido consideravelmente a produção de conteúdo digital, como os posts em blogs e campanhas publicitárias, que também precisam passar pelas mãos de um bom revisor para que sejam publicados com qualidade.

Além disso, os textos escritos estão em todo lugar. Na produção de conteúdo audiovisual, no jornalismo, na produção de documentos oficiais em empresas e instituições, é sempre necessário que um profissional verifique a qualidade da escrita.

Assim, além de dominar regras ortográficas e gramaticais, que são exigidas quando escrevemos segundo a norma padrão, esse profissional também pode precisar se aprofundar em nomenclaturas e normas de uma determinada área, para que possa verificar a adequação dos textos a uma certa finalidade ou certo espaço de circulação.

Isso não significa que o profissional deva ser um especialista no conteúdo ou que precise fazer grandes sugestões de alteração na forma como a obra foi escrita.

Mas conhecer um pouco da área na qual o documento está inserido é fundamental na hora de avaliar aspectos como a escolha de palavras, estrutura do texto e normas de formatação, que também devem ser analisados durante o seu trabalho como revisor de textos.

Qual o perfil profissional de um revisor?

Além de um bom conhecimento a respeito das regras ortográficas e gramaticais que regem a escrita formal na língua portuguesa, um bom revisor de textos também precisa ter ou desenvolver algumas outras habilidades que fazem toda a diferença no seu trabalho.

Um olhar atento, por exemplo, é indispensável. Afinal, é nos detalhes que a revisão faz a diferença, aumentando a qualidade de um texto escrito.

O reposicionamento de uma vírgula, a mudança de uma pontuação ou a troca de um termo, por exemplo, são ações que, pouco a pouco, fazem com que a escrita se torne mais cuidadosa e clara, transmitindo melhor a mensagem do autor.

Além disso, é preciso estar sempre em busca de novos conhecimentos e ferramentas, que ajudem a deixar a revisão ainda mais refinada, sem deixar passar nenhum erro que possa prejudicar a circulação do texto e sua compreensão pelo leitor.

Ter boas habilidades comunicativas também é um bom bônus, já que será preciso informar os autores sobre as alterações realizadas e até mesmo dar algumas sugestões, o que exige uma comunicação clara e objetiva, mas sem que seu posicionamento soe ríspido.

Por fim, mas não menos importante, um traço fundamental do perfil de um bom revisor de textos é, simplesmente, gostar de ler.

Afinal, essa é a atividade que consome o maior tempo de trabalho desse profissional, que precisa realizar uma leitura atenta e cuidadosa de cada documento que passa pelas suas mãos.

Caso não tenha afinidade com essa tarefa, o profissional pode não ter a atenção necessária para olhar com precisão para os detalhes do texto e, assim, realizar uma revisão menos refinada.

O curso ideal para ser um revisor de textos

Hoje em dia, é possível encontrar muitos cursos livres na internet que falam sobre a revisão de textos e dão uma boa formação para os profissionais da área.

No entanto, ter uma graduação em áreas que lidam com esse tipo de atividade é a melhor forma de construir uma base sólida de conhecimentos, para que novas informações sejam recebidas com mais preparo pelo revisor.

Além disso, ter um curso de graduação no currículo faz toda a diferença para a colocação de um profissional no mercado de trabalho, dando garantia aos contratantes de que ele possui os conhecimentos necessários para exercer sua função com qualidade.

Confira alguns dos cursos mais indicados para quem quer ser um revisor de textos:

Letras

Seja na licenciatura ou no bacharelado, o estudante de Letras entra em contato com os diversos aspectos da língua portuguesa, desde seu funcionamento na oralidade até os elementos que influenciam a sua escrita.

Assim, nada como se tornar um especialista na sua língua para encontrar as melhores formas de utilizá-la em diferentes produções escritas, desde obras literárias e gêneros acadêmicos, até outros textos com os quais nos deparamos no dia a dia.

Comunicação social

Com ênfase nas áreas de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, o curso de Comunicação Social também pode contribuir para a formação de um bom profissional de revisão.

Em cada um desses ramos, o estudante entra em contato com diferentes gêneros de textos escritos, como reportagens e roteiros para produções audiovisuais, no primeiro, e campanhas publicitárias para meios online e offline, no segundo.

Produção editorial

Para quem tem vontade de trabalhar no mercado editorial, atuando na revisão de obras literárias dos mais diversos gêneros, por exemplo, o curso de Produção Editorial é uma excelente opção.

Nessa formação, o estudante tem contato com conhecimentos sobre o processo de editoração e publicação executado em revistas, jornais e editoras de livros, em geral.

Perspectivas no mercado de trabalho do revisor de textos

O mercado de trabalho atual é bastante promissor para quem tem vontade de seguir essa carreira.

Vagas em agências de publicidade e editoras são bastante comuns e podem levar a um percurso profissional de muito sucesso, com boas remunerações.

Além disso, também há muitos profissionais que adotam a vida de freelancer, o que é uma ótima ideia para quem valoriza uma rotina de trabalho mais flexível ou está começando a atuar no ramo.

Dessa forma, é possível oferecer serviços de revisão de textos acadêmicos, traduções de obras estrangeiras e até mesmo de livros de autores independentes.

Para se aprofundar nesse ramo e se tornar um excelente revisor, não deixe de contar com uma formação de qualidade, em uma ótima instituição de ensino. Para isso, conheça o Curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas da Ulbra e faça a sua matrícula!

Publicado em 17 de novembro de 2023, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Compartilhar
Compartilhar
Pin