• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Direito é de exatas ou humanas?

Abril 25, 2023

Direito é de exatas ou humanas? - Blog da Ulbra
6:55

Você já deve ter ouvido falar nas áreas de ciências exatas e humanas, certo? Enquanto alguns cursos são facilmente classificados entre elas, outros podem gerar dúvidas, como é o caso do Direito.

O interesse nessa área pode surgir por diversos motivos, seja pelo seu objeto de estudo ou pelos trabalhos desenvolvidos nesse mercado.

Entender o que diferencia os campos do saber é uma boa maneira de entender se essa graduação é indicada para o seu perfil, já que elas podem funcionar de forma bem distinta, tanto em seus métodos quanto nos temas de que tratam.

Para entender se o Direito é um curso de exatas ou de humanas, continue a leitura!

O que é humanas?

Quando pensamos na área de humanas, é natural que venham a mente cursos como o de Filosofia, História, Jornalismo e até Letras.

Mas, afinal, o que todas essas formações têm em comum e como elas se diferenciam das demais?

De modo geral, o que caracteriza o campo das ciências humanas são os objetos de estudo com os quais ele trabalha, que estão relacionados a processos históricos, sociais e culturais.

Nesse sentido, ele se difere de outras áreas, que estudam, por exemplo, processos naturais que ocorrem independentemente da ação da humanidade.

No caso de cursos como o de Ciências Sociais, Antropologia e Psicologia, o seu objeto de estudo está sempre associado às relações que o ser humano estabelece com o seu meio e com as outras pessoas.

Ainda há quem questione o caráter científico desses estudos, mas é importante reforçar que cada um desses ramos conta com métodos rigorosos de investigação, que permitem chegar a resultados bem fundamentados e que atendem ao que se espera de uma ciência.

Também é importante notar que esse campo traz diversas contribuições para a sociedade, diferentemente do que algumas pessoas podem pensar.

Seja para a criação de políticas públicas, para a área de Educação ou mesmo para estudos sobre comunicação, essas áreas são todas fundamentais.

Mas, antes de descobrir se o Direito pertence a essa classificação, é preciso entender no que consistem os outros campos do saber.

O que é exatas?

Ao pensar nas ciências exatas, logo pensamos em cursos para quem gosta de matemática, como o de Física, Química, Engenharia e Ciências Contábeis.

De modo geral, o que essas formações têm em comum é um método bastante rigoroso para chegar a respostas para os problemas que investigam.

Por meio de uma linguagem matemática e do raciocínio lógico, os profissionais dessas áreas podem demonstrar a comprovação de suas hipóteses, o que traz essa impressão de uma área mais “exata”, já que não há muito espaço para a interpretação das situações investigadas.

Muitas pessoas ainda pensam nesse campo como um sinônimo de ciência, uma noção equivocada, mas que foi produzida ao longo da história da humanidade, já que os primeiros estudos que desenvolveram um método científico eram aplicados dessa maneira.

Com o passar do tempo, novas questões surgiram e cresceu a demanda por pesquisas que tratassem do comportamento humano, de suas relações e comunidades, o que fez com que surgissem as ciências humanas.

Além disso, apesar de ser um campo muito antigo, os métodos das áreas de exatas se atualizaram ao longo da história e já não são mais os mesmos que eram utilizados no seu surgimento.

Podemos concluir, portanto, que tanto as ciências exatas quanto as humanas buscam respostas para fenômenos que existem na nossa sociedade, mas fazem isso a partir de métodos diferentes, investigando temas distintos.

A partir daí, já é possível começar a pensar sobre onde o Curso de Direito se encaixa.

Outras classificações 

Um ponto importante a ser mencionado é que, embora humanas e exatas sejam uma oposição mais conhecida no campo científico, existem ainda outras classificações, que são utilizadas para categorizar diferentes estudos de forma mais precisa e detalhada.

Assim, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), classifica as diversas especialidades em oito áreas:

  • Ciências Agrárias, 
  • Ciências Biológicas, 
  • Ciências da Saúde,
  • Ciências Exatas, 
  • Engenharias, 
  • Ciências Humanas, 
  • Ciências Sociais Aplicadas,
  • Linguística, Letras e Artes.

O primeiro item da lista, por exemplo, lida com questões relacionadas à agricultura e à pecuária, ramos de grande importância para a sociedade como um todo, com um destaque especial na economia brasileira e também na pauta de ecologia.

As ciências biológicas estão bastante associadas a esse campo e alguns outros que aparecem na lista, mas, de modo geral, tratam de processos naturais e de todos os tipos de organismos vivos.

Cursos como a Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia também podem estar relacionados à biologia, mas são classificados como Ciências da Saúde, já que sua aplicação é mais direcionada que a do campo anterior.

Outro campo bastante conhecido, e que se assemelha bastante às ciências humanas, é o de Ciências Sociais Aplicadas, que se volta para a compreensão e resolução de problemas enfrentados na sociedade.

Por fim, temos também a área de Linguística, Letras e Artes, que se volta para o estudo de diversos tipos de comunicação e expressão, desde a língua até a expressão artística.

Direito é de humanas ou exatas?

Afinal, depois de todo esse percurso, onde o Direito se encaixa?

As leis são uma criação humana, desenvolvida com o objetivo de manter a ordem e o controle sobre os indivíduos, para que a vida em sociedade siga determinadas diretrizes.

Para isso, os diversos ramos do Direito dependem de conhecimentos desenvolvidos em áreas como a Filosofia, a Psicologia e a Ciência Política, já que elas produzem conhecimentos importantes sobre a natureza e o comportamento humano.

Essas informações são essenciais para o desenvolvimento das leis e de toda a organização legal do mundo em que vivemos.

Por isso, o Direito é considerado um curso de humanas, ainda que ele envolva elementos bastante precisos, como o conhecimento das leis vigentes no país.

Como em toda formação que se encaixa nesse campo do saber, o estudante deve estar disposto a ler muito, refletir profundamente sobre diversas questões e desenvolver argumentos bem fundamentados para defender suas posições. 

E aí, acha que essa é a graduação ideal para você? Então agora só falta conhecer o Curso de Direito da Ulbra!

Com um corpo docente qualificado e uma infraestrutura de alta qualidade, oferecemos a formação de que você precisa para se tornar um profissional de sucesso.

Acesse nosso site, confira mais informações e faça já a sua matrícula!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!