• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Escrita criativa: como ela pode ajudar nos seus estudos e carreira?

Outubro 27, 2023

Muita gente acredita que a escrita criativa é voltada para aqueles que desejam se tornar escritores, buscam por uma carreira jornalística ou, ainda, para redatores envolvidos com o marketing digital.

No entanto, escrever bem é uma necessidade e um grande diferencial na maioria das profissões.

A escrita é a modalidade de comunicação mais utilizada quando se faz necessário:

  • formalizar acordos,
  • definir regras e normas,
  • solicitar alguma informação,
  • apresentar uma proposta,
  • estreitar relacionamentos comerciais,
  • divulgar informações etc.

É muito comum que as pessoas (físicas e jurídicas) peçam algum documento formalizando as intenções pretendidas.

Para isso, torna-se obrigatório não apenas a apresentação de um formulário padrão, mas, na maioria das vezes, também a criação de um conteúdo que traga particularidades do que está sendo tratado, exigindo criatividade e adequação na escrita para que se possam compreender os detalhes expostos no documento.

Para se ter uma ideia mais clara a esse respeito, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, 44% das pessoas entrevistadas disseram já ter enfrentado problemas relacionados à produtividade e à saúde dos trabalhadores em função das falhas de comunicação.

Isso significa que e-mails mal redigidos podem atrapalhar os resultados desejados. Para evitar esse problema, basta que certos erros sejam evitados nos conteúdos, tais como:

  • desorganização das frases,
  • erros de pontuação,
  • ideias incompletas,
  • falta de clareza,
  • erros de concordância e de gramática.

Neste post, apresentaremos a escrita criativa e como ela pode ajudar nos seus estudos e carreira. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito.

O que é escrita criativa?

A escrita criativa é aquela desenvolvida sem a obediência de um padrão pré-determinado, como, por exemplo, uma receita médica ou um relatório financeiro.

Como o próprio nome diz, ela é desenvolvida a partir da criatividade do seu autor, onde frases são elaboradas de forma a explicar, contar, apresentar e sugerir ideias que precisam ser entendidas por quem lê o conteúdo.

É o caso, por exemplo, de um romance, matéria jornalística ou mesmo deste post que você está lendo.

Para que se obtenha sucesso, torna-se necessário que as frases sejam construídas obedecendo uma sequência lógica, onde a leitura vai acontecendo e consiga-se compreender o que está sendo apresentado para que o objetivo proposto seja alcançado.

Os tipos de escrita criativa

Para facilitar ainda mais o entendimento da escrita criativa, vale a pena conhecer alguns bons exemplos:

Diários

Os diários são bons exemplos desse tipo de escrita, pois apresentam os acontecimentos da vida particular de alguém, de bordo ou do cotidiano de um empreendimento.

A partir de uma descrição organizada, é possível compreender o que se passou em determinada data, facilitando entendimentos e obtendo detalhes que se perdem caso não sejam registrados.

Cartas

As cartas sempre fizeram parte da vida dos seres humanos e continuam sendo importantes para expressar sentimentos.

Normalmente, são direcionadas a uma pessoa e têm por objetivo apresentar acontecimentos e expressar opiniões a respeito das experiências do dia a dia.

A falta de clareza ou a inabilidade em produzi-la podem causar grandes transtornos e entendimentos equivocados; portanto, a falta de domínio da escrita criativa pode impedir ou atrapalhar o que se deseja expressar.

Poemas

A beleza dos poemas traz grandes lições, ideias, desabafos e até mesmo protestos.

A sutileza dos seus versos exprimem sentimentos que são encontrados no fundo das palavras, portanto, é uma maneira elegante, inteligente e agradável de expressar pensamentos e sentimentos.

Copywriting

Chegamos ao copywriting, ou seja, a um tipo de escrita criativa que é utilizada por muitas pessoas para alcançar determinados resultados.

É bastante utilizada na área de vendas, transformando emoções em linguagem e tendo como principais características:

  • a persuasão,
  • gatilhos mentais,
  • concisão do texto.

Através das palavras, consegue-se passar ideias e conteúdos que convençam seus leitores a adquirir determinado produto, contratar algum serviço ou ainda a frequentar um ambiente.

Benefícios da escrita criativa para os estudos e a carreira

Você provavelmente já percebeu que, em algum momento, precisará utilizar a escrita criativa, seja no desenvolvimento de uma boa redação para garantir uma boa nota no Enem ou para passar no vestibular.

Também precisará utilizar esse conhecimento para expressar de maneira organizada e adequada algum sentimento que precisa ser colocado em uma mensagem, através de uma carta, e-mail ou até mesmo no WhatsApp.

Por fim, em sua carreira profissional, você precisará, em algum momento, comunicar-se com clientes, fornecedores, colegas, subordinados ou chefias através da escrita, quando observará o quanto é valioso saber trabalhar com as palavras e formalizar aquilo que pensa ou foi decidido.

O fato é que a escrita criativa é essencial para qualquer pessoa que esteja buscando o seu espaço, pois permite uma comunicação de qualidade.

Além disso, é um excelente exercício para estudantes, uma vez que:

Aumenta a concentração

A escrita leva as pessoas a se concentrarem no tema que está sendo abordado, portanto, é uma excelente maneira de treinar a mente para focar em determinado assunto.

Em uma leitura, existe a possibilidade de discorrer os olhos sobre um texto, porém, sem compreender absolutamente nada a respeito do que está sendo lido, pois o leitor pode estar pensando em outras coisas enquanto lê.

Já no processo de escrita, isso é impossível.

Significa que escrever o obriga a pensar sobre o tema, o que sem dúvida é uma técnica inteligente e prática para a realização dos estudos.

Melhora a habilidade de organizar os pensamentos

Outro fator importante da escrita criativa está em desenvolver a habilidade na organização dos pensamentos, porque, para que qualquer texto tenha sentido para quem lê, ele precisa apresentar:

  • introdução ao tema,
  • apresentação do assunto,
  • seu parecer a esse respeito,
  • motivos que o levam a pensar dessa maneira,
  • conclusão.

O fato é que, mais uma vez, essa ação contribui para a organização dos estudos, possibilitando um melhor entendimento a respeito do conteúdo que está sendo desenvolvido, já que você precisará pesquisar e buscar subsídios que apoiem a sua linha de raciocínio.

Aprimora a habilidade de solucionar problemas

Por fim, a escrita também é uma atividade terapêutica que estimula o autoconhecimento.

Essa ação possibilita uma ressignificação e o entendimento das experiências pessoais, onde se torna possível refletir, analisar e rever posicionamentos a respeito dos acontecimentos e da vida.

Escrever é formalizar pensamentos, o que acaba contribuindo para o aprimoramento das habilidades e até mesmo para a resolução de problemas.

Como se observa, a prática da escrita criativa colabora tanto com as atividades acadêmicas quanto com as atividades profissionais; portanto, é fundamental que você venha a desenvolver esse conhecimento para melhorar a sua comunicação e para adquirir habilidades para lidar com o dia a dia da vida.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta a ansiedade nos estudos: como lidar!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!