• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Egressa de Biomedicina da Ulbra conquista Prêmio Jovem Pesquisador

Julho 16, 2021

A Rede Ulbra de Ensino tem como um dos propósitos a formação de pessoas que possam fazer a diferença na sociedade. Um exemplo disso é a egressa do curso de Biomedicina da universidade, Josiane Trevisol, que apresentou uma promissora pesquisa e conquistou o 1° lugar no Prêmio Jovem Pesquisador 2021.

A biomédica trouxe um estudo sobre o Streptococcus pneumoniae, com o foco no desenvolvimento de vacinas, utilizando um modelo de animal alternativo, que são as larvas de galleria mellonella. 

A pesquisa de Josiane ficou entre as dez finalistas entre outros 100 trabalhos. A premiação ocorreu ainda no mês de junho, através de uma live promovida pela Promega, entidade que realiza o prêmio.

O estudo foi eleito através do voto online de pesquisadores, numa votação que aconteceu  de 29 de março a 30 de abril. A pesquisa de Josiane contou com 253 votos, o que garantiu o primeiro lugar ao trabalho.

Como primeira colocada na premiação, a biomédica ganhou uma viagem aos Estados Unidos para conhecer a sede da Promega e participar de um congresso da área científica. 

Josiane se sente honrada e feliz com o reconhecimento.  “Todos os participantes eram gigantes e mereciam o primeiro lugar”, destacou. A pesquisadora vê essa conquista como um incentivo para que a pesquisa seja ainda maior.

Início da área na Ulbra

Josiane hoje é mestranda da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que integra o laboratório de Microbiologia Molecular e participa do grupo de pesquisa Bacmea.

O interesse por essa área começou ainda no início do curso de biomedicina na Ulbra. A possibilidade de ingressar como voluntária no Laboratório de Toxicologia da universidade, já no primeiro semestre do curso, despertou o gosto da estudante pela ciência. “Senti cedo o gosto pela ciência. Mas foi no estágio extracurricular, no Laboratório de Microbiologia, que me apaixonei por aquele mundo colorido e palpável”, revela a pesquisadora.

A conquista do Prêmio Jovem Pesquisador 2021 vem com um gostinho ainda mais especial. Josiane é a primeira pessoa da família a contar cum um diploma universitário. A mestranda, que é oriunda do ensino médico em escolas públicas, não tinha condições de arcar com os custos do curso em uma universidade privada. No entanto, com apoio da Ulbra e de uma bolsa de 100% do Prouni, conseguiu concluir o ensino superior.

Sobre o projeto

O Streptococcus pneumoniae é uma bactéria gram-positiva, capsulada, que tem 90 sorotipos imunologicamente distintos de importância epidemiológica mundial na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas.

O principal objetivo do estudo é realizar um painel comparativo da expressão de genes, correspondentes às principais proteínas de superfície de S. pneumoniae, entre dois grupos isolados: portadores (não-doentes) e doença pneumocócica invasiva (doentes)

O projeto incorpora o uso de um modelo animal alternativo simples, que ainda é pouco explorado para estudar Streptococcus pneumoniae. As metodologias propostas podem beneficiar o desenvolvimento de novas vacinas, sendo uma área com espaço para pesquisas científicas e com grande potencial de inovação e originalidade.

Agora que você já conhece a história de sucesso de Josiane Trevisol na Biomedicina, entra no site da Ulbra e conheça mais sobre o curso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!