• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O que são soft skills e como desenvolvê-las?

Outubro 11, 2022

O que são soft skills e como desenvolvê-las? - Blog da Ulbra
7:10

Saber o que são soft skills se tornou necessário para qualquer pessoa que esteja à procura de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Contar com uma formação técnica na área de atuação escolhida já não é um diferencial, mas um requisito básico. Assim, outros fatores passam a destacar o profissional durante a busca por emprego.

Segundo uma pesquisa do site de recrutamento CareerBuilder, 77% dos empregadores consideram as habilidades comportamentais tão importantes quanto o conhecimento técnico de um candidato, tendo em vista sua importância para um trabalho eficiente.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda o que são soft skills, qual a sua importância e como desenvolvê-las. Continue a leitura!

O que são soft skills?

Um ambiente de trabalho, seja qual for a área de atuação e o setor do mercado, envolve uma série de desafios cotidianos, que um profissional qualificado deve estar preparado para enfrentar.

Além disso, prever as situações que podem ocorrer e trabalhar com eficiência para evitá-las, garantindo um dia a dia de trabalho mais tranquilo e eficiente, também depende de uma série de fatores que vão além do conhecimento técnico.

A partir daí, podemos entender o que são soft skills e sua participação na rotina de um profissional.

Trata-se de habilidades comportamentais importantes para a atuação em qualquer área, pois estão associadas à maneira como o indivíduo lida com o outro e com suas próprias atividades de trabalho, o que garante uma atuação mais consistente em qualquer cargo.

No entanto, cabe ressaltar que, embora algumas soft skills sejam gerais e proporcionem mais qualidade na atuação de qualquer profissional, algumas profissões podem exigir habilidades específicas.

Uma pessoa que atua na área de gestão, por exemplo, deve apresentar traços como uma forte liderança, comunicação assertiva e a capacidade de delegar tarefas.

Já para ser um professor de sucesso, o indivíduo deve ser muito resiliente, demonstrar paciência em suas relações e bastante criatividade.

Por outro lado, ao entender o que são soft skills, é possível pensar em algumas que são importantes para diversos setores, o que faz com que ganhem relevância no mercado de trabalho.

As soft skills mais valorizadas no mercado

Para entender melhor o que são soft skills, alguns exemplos podem ajudar.

Independentemente da área escolhida, da Engenharia Civil ao Jornalismo, o dia a dia de trabalho apresenta desafios a serem superados.

Para enfrentá-los, é preciso mais que conhecimento técnico. A formação no ramo é essencial para que o profissional tenha os instrumentos de que precisa para exercer suas atividades, mas é necessário ir além para trabalhar com excelência.

A mobilização desse conhecimento necessita de calma e paciência, elementos proporcionados pela soft skill de inteligência emocional.

Essa habilidade consiste na capacidade de um indivíduo de identificar aquilo que sente e, ao tomar consciência de suas emoções, lidar com elas de maneira racional, compreendendo o que deve fazer para raciocinar sem a interferência daquilo que sente em um momento de preocupação.

Além disso, a inteligência emocional permite que o indivíduo compreenda as reações do outro, o que consiste em uma capacidade bastante importante para a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e cooperativo.

Por esse motivo, essa é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho.

Outra habilidade a ser desenvolvida pelo profissional é a comunicação assertiva, um ponto essencial para o bom desempenho de qualquer empresa ou instituição e que, portanto, deve ser parte do dia a dia de toda equipe.

Trata-se da capacidade de estabelecer um diálogo que seja baseado em princípios gerais, como respeito, clareza e objetividade, contribuindo para a otimização de diversos procedimentos na rotina de trabalho, além de possibilitar uma atuação conjunta mais efetiva.

Por fim, o profissional que sabe o que são soft skills pode se beneficiar também com o desenvolvimento da habilidade de autogestão.

Esse é um ponto valioso para muitas organizações, pois significa que o indivíduo está apto a exercer suas atividades com eficiência, sem que seja necessário um acompanhamento rigoroso por parte da gestão.

Nesse sentido, apresentar a capacidade de autogestão consiste em gerenciar o tempo de trabalho com eficácia, atender a prazos, identificar necessidades e avaliar seu desempenho conforme o resultado de suas tarefas.

Qual é a importância de desenvolver soft skills?

Como mencionamos, as soft skills já são um dos elementos essenciais para entrar com o pé direito no mercado de trabalho e se apresentar como uma boa opção na área de atuação escolhida.

As hard skills, que consistem no conhecimento técnico do profissional, também são fundamentais para a criação de uma carreira sólida, mas precisam ser complementadas para que seja possível se destacar entre a concorrência.

Nesse sentido, tanto a procura por especializações no ramo quanto o desenvolvimento de habilidades comportamentais são fundamentais para que se esteja sempre atualizado em relação às necessidades do mercado de trabalho.

A procura por pessoas que apresentem esses traços ocorre justamente porque são de grande relevância para o dia a dia de uma organização ou instituição, trazendo melhores resultados a partir de uma atuação mais eficiente.

Como fazer isso?

Quando nos interessamos por uma área de estudo, o primeiro passo para a construção de uma carreira no ramo escolhido é a realização de uma formação que proporcione os conhecimentos técnicos necessários, seja ela um curso tecnólogo ou de graduação.

Para isso, é importante procurar por uma instituição de ensino de qualidade e confiança, que conte com a infraestrutura necessária para que o estudante possa adquirir o conhecimento de que precisa para atuar na área.

Quando o assunto são soft skills, o processo não é tão distinto.

Para desenvolvê-las, é possível encontrar cursos, treinamentos e materiais que proporcionam a prática dessas habilidades a partir de situações-problema com as quais o indivíduo é confrontado.

A partir daí, é possível identificar quais pontos demandam mais atenção por parte do profissional e colocá-los em prática ao pensar sobre como solucionar determinados desafios, propostos por um mentor ou até um professor.

Gostou de saber mais sobre o que são soft skills? Se você está à procura de uma formação que atenda às atuais demandas do mercado de trabalho, chegou a hora de conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos diversos cursos de ensino superior nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você opte por aquela que é mais adequada às suas necessidades.

Para conferir mais detalhes a respeito de nossos pólos credenciados, cursos oferecidos e processos seletivos, visite nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!