• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Farmácia: quais são as várias áreas de atuação?

Julho 8, 2021

Farmácia: quais são as várias áreas de atuação? - Blog da Ulbra
5:14

O formado em Farmácia é, na área da saúde, um dos mais presentes no dia a dia das pessoas. Uma das vantagens são as muitas vagas. E, além disso, são 135 especialidades.

Com a pandemia, no entanto, o farmacêutico mostrou ainda mais trabalho.  Não apenas na dispensação de medicamentos. Mas, de igual forma, na triagem clínica.

E, também, através de exames laboratoriais. E , acima de tudo, nos testes rápidos para triagem dos sintomáticos.

Você pensa em cursar Farmácia em primeira ou em segunda graduação?

Neste post, você ficará sabendo mais sobre o curso. Também, do mesmo modo, mercado de trabalho e diferenciais da  Ulbra. Esta, inclusive, habilita para atuar com homeopatia.

Por que cursar Farmácia?

O curso tem formação generalista. Torna apto, diante disso, para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde individual e coletiva.

Atua, ainda assim, em muitas frentes. Gera, diante disto, mais empregos. Também a satisfação com a opção de trabalho.

O perfil está mudando e há muitos formados em outras áreas da saúde. Eles buscam Farmácia como uma segunda graduação, porque agrega bagagem. E, do mesmo modo,  expansão de saberes.

No Brasil, o campo de atuação está crescendo.  Isto ocorre diante da maior longevidade do povo. O que, no entanto, incide doenças crônicas e aumenta o uso de medicamentos.

Diante da vida mais longa que o comum, é preciso mais formados nessa área. Estes visam a promoção da saúde e o uso racional de medicamentos. Também garantem melhora do doente.

Mercado de trabalho para farmacêutico

O mercado de trabalho é ótimo. Encontra-se, portanto, bastante aquecido. Diante disso, há várias possibilidades de atuação.

E, a princípio, os formandos concluem o curso já com empregos. Ou seja, existe uma grande oferta de vagas na área.

O mercado, hoje em dia,  necessita de farmacêuticos em vários setores.

Entre as diversas áreas que se destacam, estão:

●      Atenção/Cuidado Farmacêutico – Contempla a prática, cuidados ao doente. Os serviços ajudam as condutas terapêuticas. Trabalham, nesse sentido, em conjunto com outras áreas da saúde.

●      Cosmetologia – Estuda e pesquisa produtos cosméticos. Atua em indústrias, laboratórios, farmácias magistrais. E, ainda, clínicas de estética. Além disso, na área de consultoria em várias funções.

●      Farmácia Clínica – Tendência mundial. O formado está presente em farmácias, clínicas, lares de longa permanência, hospitais, unidades básicas de saúde, etc.  Do mesmo modo, garante o uso correto e a divisão de medicamentos.

●      Gestão – O farmacêutico torna-se o gestor. Ele define os melhores processos para rotinas em negócios. Entre estes, estão legislação, organização e controle. E, ainda, gestão de recursos humanos, de resultados e atendimento ao público.

Também entre áreas destacadas

●      Indústria alimentícia – Gestor técnico e assessor na produção de alimentos. Também com produtos em escala industrial. Acompanha a fabricação de produtos. Entre estes, estão alimentos de origem animal e vegetal de todos os tipos. Também nutricionais, doces e com propriedades funcionais. Ainda suplementos dietéticos, vitamínicos e minerais. De igual forma, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, entre outros.

●      Produção de medicamentos –  São feitos em vários tipos de empresas. Por exemplo, farmácias de manipulação, hospitalar, indústria química e farmacêutica. Em outras etapas, envolve estudo e produção, fórmulas, controle de insumos, etc.

Entre as áreas destacadas no mercado de trabalho, também estão as Farmácias:

  • Criminal
  • Hospitalar
  • Magistral
  • Nuclear
  • Oncológica
  • Veterinária

O curso de Farmácia na Ulbra

O curso na Ulbra é presencial e possui várias ações práticas. Tem vários convênios de estágios. Entre estes, estão farmácias, hospitais, indústrias e Unidades Básicas de Saúde.

Ainda tem formação voltada ao mercado de trabalho.

Também oferta a disciplina de homeopatia. Esta faz parte da matriz curricular. O aluno que realiza o estágio pode atuar na área.

Há, ainda, uma grande união com a saúde pública. São disciplinas teórico-práticas na Farmácia Básica e em um hospital de grande porte.

O curso oferta programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Estes, então, permitem que o aluno já atue durante o processo formativo.

Grande parte do corpo docente do curso atua no mercado de trabalho. Desta forma, tornam o processo de formação focado para a Educação Continuada. O que, acima de tudo, mantém docentes e alunos sempre atuais.

Estágios e projetos

Os alunos da Ulbra, desde o começo do curso, fazem estágios. Com isso, aprendem o dia a dia dentro das várias áreas.

O projeto de Extensão Farmacêuticos do Bem conta com alunos e docentes. A proposta garante formação centrada na ética e na ciência.

Forma, de igual forma, para o trabalho em vários níveis de atenção à saúde. Promove a qualidade de vida.

Através do projeto, o aluno tem contato direto com a comunidade. Adquire  saberes tanto para a formação quanto para a pesquisa.

Agora, você já conhece diversas opções de trabalho para farmacêuticos. Então, entre no site da Ulbra e se inscreva no curso!

 

 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!