Mindset de crescimento: essencial para a sua carreira!
Geral

Mindset de crescimento: essencial para a sua carreira!

Independente do seu segmento de atuação, do seu cargo e dos seus objetivos, o mindset de crescimento deve estar presente.

Esse termo é utilizado para falar sobre uma mentalidade e um estado psicológico em que se foca apenas na melhora das habilidades, tanto as soft skills quanto as hard skills.

Isso quer dizer que ao ter a mentalidade centrada no crescimento, você poderá evoluir mais na sua carreira, assim como nas suas habilidades pessoais, abrindo novas oportunidades em todos os sentidos da sua vida.

Para falar mais sobre o mindset de crescimento e mostrar a sua real importância, criamos este post. Continue lendo e saiba mais sobre esse conceito.

O que é mindset de crescimento?

O termo mindset de crescimento é utilizado pela pesquisadora e psicóloga Carol Dweck, que trabalha na Stanford University.

De acordo com ela, a forma que vemos nós mesmo e tudo que nos cerca é algo decisivo para o sucesso, muito mais do que todas as circunstâncias externas.

E isso vai muito além do que pensamos ou falamos. Há diversas crenças que não são conscientes que afetam negativamente a nossa percepção sobre nós mesmos e, consequentemente, modificam a nossa personalidade.

Dweck diz ainda que as pessoas que têm uma mentalidade de crescimento são aquelas que realmente acreditam que podem desenvolver novas habilidades, por isso conseguem ter mais resultados do que aqueles que acham que já se nasce com talentos.

Toda essa teoria está no seu livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso. Se você desejar saber mais sobre esse conceito, recomendamos a leitura.

Além disso, a pesquisadora fala mais sobre esse conceito em um TED Talk. Dê play no vídeo abaixo e confira.

Qual a importância dele para a carreira?

O mindset de crescimento está diretamente ligado com o sucesso que uma pessoa pode alcançar na sua profissão.

Isso se dá porque pessoas que têm a mentalidade de evoluir de forma frequente conseguem desenvolver novas habilidades, melhorar as suas atuais e tornarem-se profissionais mais completos e preparados para o mercado.

Como já falado, essas habilidades não envolvem apenas questões técnicas, mas também questões comportamentais, como a forma de lidar com obstáculos, desafios, críticas e até mesmo o sucesso de colegas de trabalho.

Dessa forma, ter um mindset de crescimento traz diversos benefícios, como:

  • mais agilidade para lidar com situações novas,
  • facilidade para se adaptar,
  • mais inteligência emocional,
  • mais produtividade de forma geral.

Ou seja, ter essa mentalidade é essencial para todos que desejam permanecer fortes no mercado e querem ter um impacto real na sua área de atuação.

Existe diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?

A teoria criada pela psicóloga Carol Dweck divide a mentalidade em duas categorias: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

O fixo é aquele que acredita que todas as habilidades são imutáveis, ou seja, que não é possível evoluir. É como se fosse um dom ou uma característica que se nasce com ela.

Por esse motivo as pessoas com esse tipo de mentalidade classificam as outras como:

  • burras ou inteligentes.
  • capazes ou incapazes,
  • aptas ou inaptas.

Para não serem classificados pelos outros de forma negativa, opta-se por fazer apenas as atividades que são dominadas, evitando qualquer tipo de desafio ou obstáculo.

Como consequência, não há evolução ou aprendizado e as pessoas acabam se acomodando com a sua vida e carreira do jeito que está.

Já no mindset fixo, acredita-se que as habilidades e qualidades não só podem como devem ser melhoradas e desenvolvidas de forma contínua.

Isso quer dizer que essas pessoas buscam por desafios, continuam trabalhando mesmo quando há dificuldades e aprendem com feedback, o que as faz chegar mais longe.

Como adotar essa mentalidade?

A partir da definição acima, você consegue saber qual mentalidade está mais próxima da sua ou ainda se você é um pouco de cada uma.

É normal não ter todas as características do mindset de crescimento ou do fixo. Você pode gostar de desenvolver novas habilidades, mas ainda não saber como lidar com críticas, por exemplo.

Por isso, é possível ver a mentalidade como um espectro e encaixar-se onde você acha que mais combina, seja no fixo ou no de crescimento.

Outra boa forma se de classificar é por meio da identificação das características que ainda são necessárias para ter um mindset de crescimento.

Desse modo, alguns hábitos devem ser inseridos no seu dia a dia para mudar a sua mentalidade. Uma boa ideia é começar a ler algumas páginas ou quem sabe capítulos sobre temas relacionados com sua dificuldade.

Se você tem dificuldade para receber feedback, por exemplo, pode ler livros com especialistas do tema para aprender como fazer isso.

Caso você não seja chegado em livros, atualmente também há diversos conteúdos que podem ser explorados, como:

  • cursos,
  • workshops,
  • webinários,
  • podcasts.

Outra dica para ter um mindset de crescimento é fazer terapia para lidar com os problemas que impedem você de crescer. Ao conversar com um psicólogo, você se entenderá melhor e poderá mudar os seus comportamentos.

Além disso, também é importante traçar as suas metas para se manter motivado e saber exatamente o que ainda precisa ser mudado. Anote em um papel ou no seu celular quais são as suas metas e revise elas diariamente ou semanalmente para verificar se houve algum avanço.

A última dica que temos para mudar a sua mentalidade é: continue estudando! Por meio de cursos se desenvolvem novos conhecimentos e habilidades, tanto técnicas quanto sociais.

Para isso, é preciso contar com uma instituição que realmente foque no seu desenvolvimento completo, como nós.

Aqui, na Ulbra, disponibilizamos diversos cursos para cada etapa da sua vida, como:

  • pós-graduação: especializações, mestrados e doutorados,
  • cursos de extensão: mais de 40 opções, dependendo do polo,
  • cursos técnicos: certificação técnica na modalidade EAD.

Entre no nosso site para saber mais sobre as possíveis formas de ingresso, conheça todos os cursos que disponibilizamos e tenha um mindset de crescimento.

Publicado em 25 de outubro de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin