• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Maturidade profissional: como alcançar?

Fevereiro 2, 2023

A maturidade profissional faz parte da história e do perfil de trabalho de toda a pessoa que conquistou o sucesso.

Em um mercado de trabalho dinâmico e transformador, os conhecimentos técnicos e operacionais (hard skils) e as habilidades comportamentais (soft skills) são fatores indispensáveis na construção de uma carreira profissional bem sucedida.

Uma publicação de setembro de 2022, na página do LinkedIn, traz um levantamento realizado pela Infojobs, a plataforma de empregos mais visitada no Brasil, onde nos mostra que:

  • para 77,2% dos profissionais recrutadores que responderam ao estudo, hard e soft skills têm a mesma importância na hora de preencher uma vaga,
  • 75,2% dos profissionais de RH dizem destacar as soft skills na divulgação da vaga,
  • 20,3%, dos recrutadores definem as habilidades comportamentais como mais importantes que as técnicas.

A maturidade profissional é uma virtude que contempla a inteligência emocional aliada ao conhecimento técnico e é fator determinante para construir uma carreira de sucesso.

Quer saber como alcançá-la? Continue a leitura. 

O que é maturidade profissional?

A primeira impressão nos remete ao conceito de que a maturidade profissional está associada à idade da pessoa ou ao tempo de atuação dela no mercado de trabalho, o que não é correto. 

Esse amadurecimento não se trata do tempo de atividade e nem de um nível hierárquico do profissional. 

Ele tem a ver com o conjunto de experiências, situações e convivências já vivenciadas por ele que possibilitou o conhecimento técnico e o desenvolvimento de habilidades que o tornaram capaz de:

  • agregar valor a um time,
  • identificar problemas,
  • aplicar seus conhecimentos,
  • solucionar conflitos e enfrentar desafios de forma inteligente,
  • ajudar a trazer valor para a empresa.

Assim, maturidade profissional é quando o profissional, independentemente da sua idade e do tempo de atuação, já participou de projetos, experienciou diversas situações, venceu desafios e gerou resultados que o ajudaram a desenvolver e aprimorar habilidades que o tornaram apto para enfrentar o dinamismo do atual mercado de trabalho.

O seu amadurecimento profissional está diretamente associado à bagagem que você carrega e essa sua referência e construção podem começar já no período de estágio.

A maturidade profissional requer repertório, isso significa tudo aquilo que você coloca naquela tal bagagem que carrega consigo pelos caminhos da vida. Toda referência que colhe para si e consegue dispor ao seu leque de possibilidades para o futuro.

Características de alguém com maturidade profissional

Toda pessoa que desenvolve a sua inteligência emocional e a usa em suas atividades diárias, seja para se relacionar com os superiores ou com os liderados, com os clientes ou fornecedores, diante do sucesso e das crises, pode-se dizer que alcançou a maturidade profissional.

Mas, afinal, quais as características de um profissional que já alcançou esse amadurecimento?

Uma das principais características de uma pessoa que já atingiu a maturidade é sentir-se seguro diante da profissão que exerce, consciente que precisa estar sempre atento às constantes transformações do mercado. 

Logo, ela está sempre buscando formas de aprimorar o seu conhecimento e aperfeiçoar suas habilidades para atender as demandas do cargo, realizando pós-graduação, doutorados, mestrados e outras formações.

Além disso, a pessoa que já alcançou a maturidade profissional é reconhecida por possuir e aplicar outras habilidades no seu dia a dia, como:

  • empatia,
  • ética,
  • proatividade,
  • paciência,
  • eficiência,
  • criatividade,
  • pensamento crítico,
  • flexibilidade para se adaptar às mudanças que se fazem necessárias,
  • resiliência diante dos enfrentamentos dos desafios do dia a dia,
  • capacidade de decisão,
  • reconhecimento de suas limitações,
  • facilidade para lidar com feedbacks.

Qual a sua importância?

Alcançar a maturidade profissional está diretamente relacionada à forma como cada um de nós vivencia as diversas experiências no mercado de trabalho, as nossas ações e reações no ambiente corporativo, e o nosso aprendizado nas variadas situações do dia a dia.

E qual a importância desse amadurecimento para o seu sucesso profissional?

Profissionais que já alcançaram um certo nível de maturidade profissional e agem com empatia, segurança, criatividade, ou que são proativos, têm poder de decisão e são tidos como referência pelos demais companheiros da equipe. 

Por isso, chegam mais facilmente a cargos de lideranças, destacam-se no mercado, são mais valorizados e com mais frequência promovidos, além de construírem uma carreira de sucesso de forma mais concreta e rápida.

Para a empresa, esse profissional é importante na resolução de problemas, na motivação da equipe e nos resultados, isso explica o porquê boa parte dos recrutadores considera as soft skills tão importantes quanto o conhecimento técnico na hora do processo seletivo.

Esse amadurecimento também é essencial para todo aquele que deseja se formar e tornar-se dono do seu próprio negócio. 

Como obter essa maturidade?

A maturidade profissional começa a ser alcançada a partir da escolha da formação acadêmica que você deseja estudar para construir a sua carreira

Como já vimos, as habilidades e o conhecimento técnico também são requisitos super valorizados na hora do processo seletivo, que devem estar aliados às soft skills, da mesma forma que o profissional amadurecido está em constante busca por novos aprendizados.

Em relação ao ensino superior, é importante destacar que segundo o portal da Revelo, plataforma de recrutamento tech no mercado nacional, um profissional com certificado superior tem até 3 vezes mais possibilidades em algumas áreas, comparado com aquele que não possui graduação.

Já no que diz respeito a inteligência emocional e ao desenvolvimento das habilidades comportamentais, você alcançará a sua maturidade profissional da seguinte forma:

Busque o autoconhecimento

O exercício do autoconhecimento começa com você aprendendo a identificar os seus pontos fracos e os fortes.

Ao identificar suas fraquezas, você reconhece tudo aquilo que ainda precisa trabalhar e estudar para vencer os comportamentos negativos.

Da mesma forma, aprende a aprimorar as suas virtudes, destacando no seu comportamento todas as habilidades positivas que já desenvolveu.

Estabeleça metas na sua vida profissional

Um profissional que atingiu o amadurecimento e a segurança trabalha com planejamentos, metas e objetivos.

Ou seja, ele aprende a usar o seu talento, as suas habilidades e os seus conhecimentos para construir uma carreira de sucesso, sempre focado em onde deseja chegar.

Saber receber e dar feedback 

Para alcançar a maturidade profissional você precisa aprender a desenvolver a escuta produtiva, ou seja, saber ouvir o que o seu superior ou companheiro de equipe tem a dizer e tirar o máximo de proveito do feedback dado.

Tão importante quanto aprender a ouvir o outro, é também saber dar feedback de forma positiva, para ajudar em uma melhora coletiva, respeitando sempre a opinião e o trabalho do outro.

Seja fiel aos seus valores

A maturidade profissional anda em conformidade com a ética. 

Por isso, todas as suas decisões devem ser pautadas nos valores éticos que você construiu ao longo da sua história e sucesso profissional.

Agora que você conferiu como alcançar a maturidade profissional e a importância dela para o sucesso, que tal acessar nosso site e começar a construção da sua carreira, escolhendo a melhor formação acadêmica para começar seus estudos?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!