6 motivos para você fazer mestrado!
Fazer mestrado é uma maneira de se aprofundar dentro de uma área de atuação e ir além dos conhecimentos adquiridos […]
Em um mundo globalizado, tecnológico e em constante transformações, o aprendizado contínuo passou a ser um grande diferencial de mercado para o profissional de praticamente todas as áreas e setores.
De um lado, sabemos que diante das transformações tecnológicas uma empresa precisa estar constantemente investindo e inovando para se adequar às necessidades do mercado e atender as expectativas do consumidor.
De outro, um mundo dominado pela internet das coisas, sistemas autônomos, inteligência artificial, robótica e machine learning fez surgir novas profissões e muitos profissionais nas mais diversas áreas da tecnologia.
Ao mesmo tempo, profissões que já existiam precisam e necessitam a todo instante se adequar às constantes mudanças do mercado e aderir à tecnologia.
Para ter um diferencial no mercado, o profissional do presente e do futuro precisa aliar capacidades técnicas (hard skills) e habilidades comportamentais (soft skills), e para se manter competitivo, precisa estar em constante aprendizado.
Em um mundo globalizado e tecnológico, o aprendizado contínuo passou a ser uma necessidade para a empresa e uma vantagem competitiva para o profissional.
Continue a leitura e saiba mais sobre a importância de estar sempre aprendendo.
Por muito tempo, quando uma pessoa queria dar uma guinada na sua vida profissional, ela buscava se especializar em uma área específica, como Administração, Economia, Engenharia, Medicina, Direito, Contabilidade e entre outras, formava-se e seguia carreira no ramo escolhido.
Baseado nesse pensamento, em um passado não muito distante, o aprendizado contínuo foi sinônimo de aspiração ocasional, ou seja, para subir profissionalmente era preciso vez ou outra se especializar, fazendo algum curso dentro da área profissional.
Não existem dúvidas que a tecnologia avança rapidamente, nos oferecendo novidades em uma velocidade incrível, o que acaba por transformar o comportamento do consumidor e exigir constantemente novas competências e novas habilidades do profissional, independentemente do cargo que ele ocupa e do setor que atua.
Por isso, o conceito de aprendizado contínuo também se transformou.
Chamado de lifelong learning, o aprendizado contínuo passou a ser definido como uma mentalidade que estimula e incentiva a requalificação, por isso é também uma das habilidades mais valorizadas pelos recrutadores.
Essa mentalidade consiste em estar sempre aberto para aprender as novidades, desaprender aquilo que não é mais viável e reapreender os novos processos.
Afinal, o profissional do século XXI precisa estar sempre atualizado com os avanços da sua área e as mudanças que eles provocam no setor, no mercado e nas pessoas.
Uma matéria no portal Época Negócios, da Globo, mostra que o aprendizado contínuo é prática obrigatória nas empresas e que, segundo empregadores, muitas vagas continuam em aberto por falta de profissionais requalificados.
Para as empresas, investir na aprendizagem contínua é uma forma de garantir que sua equipe seja formada por profissionais que estão sempre atualizados com as inovações e transformações do mercado, com a melhoria nos processos e a qualidade do serviço.
Já o profissional que adotou como prática o aprendizado contínuo está dia a dia investindo em:
O portal O Paraná traz alguns dados importantes sobre o reconhecimento do brasileiro em relação à educação continuada, ou seja, à aprendizagem contínua.
A matéria informa que 84% dos brasileiros, maiores de 18 anos, que estão atuando no mercado de trabalho consideram o aprendizado contínuo como um fator que pode favorecer aumentos salariais e promoções.
Importante destacar também que 81% deles se enquadram como aprendizes ativos, o que significa que estão matriculados em algum curso de longa ou curta duração.
E 51% desses profissionais pensam que para alavancar suas carreiras é necessário a continuidade dos estudos.
Existem várias maneiras para um profissional se requalificar, entre elas ele pode optar por cursos técnicos, especializações, segunda graduação, etc.
Adotar o aprendizado contínuo é estar comprometido com tudo que é novo, e esse contexto de mentalidade traz inúmeros benefícios para o profissional, já que ele se coloca sempre aberto aos novos conceitos, ferramentas e métodos.
Mas, afinal, quais os benefícios da aprendizagem contínua para o profissional?
Até pouco tempo, nos cursos de medicina, pouco se cogitava sobre a possibilidade de prontuário eletrônico, telemedicina e cirurgia sem bisturi. Atualmente, já se considera a bioimpressão, tecnologia que poderá resolver o problema da escassez de doação de órgãos.
Nesse exemplo, o profissional da área da saúde que deseja acompanhar a transformação do mercado precisa estar em uma constante busca pelo conhecimento e expandi-lo, a fim de poder usar todas as ferramentas e recursos a seu favor e em prol do seu paciente.
E o mesmo acontece em todos os segmentos e setores.
De modo geral, a aprendizagem contínua visa expandir e aprimorar as bases pessoais do conhecimento, as capacidades e habilidades dos profissionais, gerando mais oportunidades no mercado e maiores chances de crescimento em todas as áreas.
Claro que o aprendizado contínuo gera novos conhecimentos que resultam no aprimoramento das capacidades técnicas e no desenvolvimento de outras habilidades comportamentais.
Logo, estar sempre estudando é uma forma de se manter relevante e aumentar a sua credibilidade e confiabilidade na empresa e no mercado, elevando suas chances de impulsionar a sua carreira.
Sem contar que a aprendizagem contínua é uma das habilidades mais exigidas e valorizadas pelos recrutadores, por isso é uma oportunidade para se destacar e crescer profissional e pessoalmente.
Quem não se atualiza fica preso a metodologias e ambientes.
Independente do seu ramo de atuação, quando você se mostra aberto a conhecer as inovações e as constantes mudanças do seu setor, está sempre atualizado sobre as novas tecnologias, tendências e metodologias que virão pela frente.
Isso possibilita acompanhar o ritmo, adequar os processos e estar sempre preparado para enfrentar os desafios do mercado, atender as exigências do consumidor e se adaptar às novas tecnologias.
Requalificar-se também potencializa o poder criativo.
Aprendizado contínuo passou a ser considerada uma das habilidades comportamentais (soft skill) mais exigidas e valorizadas do mercado.
Afinal, um profissional, curioso e sempre interessado em aprender e reaprender faz a diferença em toda equipe.
Logo, quem tem por hábito a aprendizagem contínua apresenta maiores chances de contratação e de construir carreiras de sucesso.
Agora que você conheceu a importância do aprendizado contínuo, que tal continuar a leitura e saber um pouco mais sobre a transformação profissional?
Publicado em 13 de outubro de 2023, por Equipe UlbraFazer mestrado é uma maneira de se aprofundar dentro de uma área de atuação e ir além dos conhecimentos adquiridos […]
Existem 8 livros de jornalismo que todo iniciante de uma carreira ou interessados em fazer uma graduação e abraçar essa […]
A escrita de redação é um desafio para muitos estudantes que estão passando pelo vestibular, mas, com algumas dicas, pode […]
O Curso de Licenciatura em Educação Física é voltado para aqueles que gostam de esportes e recreação no ambiente escolar, […]
Ser promovido no trabalho é um dos principais objetivos de muitos profissionais, principalmente aqueles que já trabalham em sua área […]
Ao longo da vida, a maior parte das pessoas passa pelo questionamento de como escolher a profissão certa. Mesmo aqueles […]
Embora essa área esteja presente na vida de todo cidadão, muitas pessoas não conhecem a variedade de atividades que o […]
Você sabe o que faz um consultor jurídico e por que ele é tão importante no dia a dia das […]
Um portfólio digital pode ser o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho e conseguir as melhores […]