Será que Design Digital é o curso certo para mim?
Dicas de carreira

Será que Design Digital é o curso certo para mim?

A área de Design Digital cresce cada vez mais, especialmente com o uso crescente da tecnologia no dia a dia das pessoas.

Dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostram que, em 2019, o país já contava com mais de 230 milhões de smartphones.

O número mostra a grande quantidade de pessoas conectadas ao ambiente digital, fazendo com que seja necessário pensar em maneiras de melhorar a experiência de cada usuário.

Para conhecer a importância do profissional de Design Digital nesse contexto e descobrir se essa é a área ideal para você, continue a leitura!

Existe diferença entre Design Digital e Design Gráfico?

A área de Design é muito abrangente e reúne diversos ramos que trabalham com princípios similares, utilizando elementos visuais como as cores, formas e texturas para diferentes fins.

Dentro desse campo de estudo, algumas pessoas podem acabar confundindo algumas das áreas que o compõem, como é o caso do Design Digital e do Design Gráfico.

Ambos trabalham com a estética e os elementos visuais, podendo atuar em conjunto com projetos artísticos ou até comerciais, como no caso de serviços prestados a empresas que procuram melhorar sua imagem perante o público.

No entanto, o trabalho do profissional de cada uma das áreas difere em alguns aspectos.

O designer gráfico, por exemplo, pode focar na criação de uma identidade visual para o empreendimento, tendo em vista seus valores e objetivos.

A atuação do designer digital vai além desse ponto, envolvendo também a aplicação daquilo que for criado em cada projeto, tendo em mente os diferentes aparelhos eletrônicos em que as imagens serão exibidas.

Assim, o Design Digital é caracterizado por lidar diretamente com a adaptação de recursos visuais para as superfícies das telas, pensando na melhor forma de exibir um conteúdo ou imagem em cada tipo de dispositivo.

Trata-se, portanto, de um campo que pensa no lado estético, mas também procura oferecer a melhor experiência possível para o usuário.

Qual o perfil de um Design Digital?

Há algumas características que costumam fazer parte do perfil de quem trabalha no ramo do Design Digital.

Caso você apresente alguma delas, esse pode ser um indício que essa é a área ideal para você, permitindo que você aprimore e aproveite as habilidades que tem.

No entanto, muitos desses traços também são desenvolvidos e aperfeiçoados a partir de uma boa formação na área, sendo possível que qualquer um que tenha interesse na carreira os adquira.

Exemplo disso é a capacidade criativa, uma característica marcante de todos que trabalham no ramo do Design, uma vez que a habilidade auxilia na criação de projetos originais e funcionais.

A partir dos conhecimentos técnicos adquiridos em um Curso de Design Digital, como é o caso da formação oferecida pela Ulbra, o estudante passa a conhecer mais possibilidades de criação e se torna um profissional mais criativo.

Além disso, tendo em vista que o ambiente digital é onde se dá o trabalho desse designer, conhecer ferramentas de edição de imagem e vídeo também é fundamental.

Mais uma vez, esses conhecimentos podem ser adquiridos durante o período de formação, quando o aluno passa a ter contato com diferentes plataformas e recursos.

Assim, de modo geral, o essencial é que o estudante interessado pela área tenha vontade de aprender, criar e colocar a mão na massa.

Saiba mais sobre: como escolher o curso de graduação ideal para você.

Conhecimentos vitais desse profissional

Alguns dos conhecimentos que o profissional do Design Digital deve ter estão associados à área de Design, de modo mais amplo, enquanto outros são específicos e voltados para o ambiente digital.

Assim, princípios como diagramação, semiótica, alinhamento e utilização de imagens são pontos mais básicos e abrangentes que o estudante deverá conhecer ao longo de sua formação.

Por outro lado, é preciso compreender como aplicar esses conceitos no mundo virtual, adaptando cada conteúdo e imagem para as telas de diferentes dispositivos, que requerem modos de exibição distintos.

Para isso, é preciso se familiarizar com ferramentas de edição e até de construção de interfaces, a depender da atuação do profissional.

Alguns exemplos de plataformas conhecidas e bastante utilizadas no ramo são o Photoshop, Corel Draw, Illustrator, Adobe XD, InDesign, After Effects, Premiere, Sketch, Figma, Invision e Sublime Text.

Além disso, é importante que o designer digital tenha em mente a experiência do usuário nas páginas criadas por ele, sendo essa uma perspectiva bastante importante para garantir bons resultados estéticos e também funcionais.

Quanto ganha um designer digital?

Seja qual for a área escolhida para atuar, a remuneração é um fator que pode variar bastante, em virtude de diversos fatores.

Conforme o estabelecimento em que se trabalha, região, especialização do profissional, sua experiência e o próprio segmento da empresa, o valor do salário pode ser bem distinto de um caso para o outro.

Segundo o site Glassdoor, que calcula uma média salarial para diversas profissões, a remuneração de um profissional de Design Digital apresenta uma média de R$ 4.000,00 mensais.

Cabe ressaltar, no entanto, que o valor é resultado de uma média, havendo salários superiores a esse para serem explorados pelos profissionais da área.

Os ambientes em que a atuação de um designer digital costuma ser requerida incluem:

  • empresas de Tecnologia da Informação (TI),
  • agências de publicidade,
  • escritórios de Design,
  • produtoras multimídia (filmes, vídeos, videogames, etc),
  • departamento de marketing e comunicação de empreendimentos,
  • empresas que necessitam de programação visual.

Assim, há um mercado promissor e que oferece ao profissional a possibilidade de atuar em diversos segmentos.

Como em toda carreira, o tempo e a experiência nos serviços prestados costumam trazer mais prestígio e melhores oportunidades, assim como as tão importantes especializações, adquiridas posteriormente de acordo com as necessidades do mercado.

Está pensando em trabalhar nessa área do Design? Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Nosso Curso de Design Digital EAD integra as áreas de design, tecnologia e comunicação, proporcionando a formação necessária para atuar em diversos contextos do ramo, comunicando ideias, conceitos e soluções.

Oferecemos diversas opções de cursos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você escolha a melhor opção para o seu dia a dia.

Acesse nossa página e confira mais detalhes a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e polos credenciados.

Publicado em 17 de maio de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin