• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

6 dicas para planejar a rotina de estudos da faculdade

Novembro 22, 2022

Planejar a rotina de estudos na faculdade facilita a vida daqueles que desejam qualidade de ensino e bons resultados durante a caminhada acadêmica.

A tecnologia, cada vez mais, possibilita conforto e comodidade aos alunos, onde, através do ensino a distância (EAD) e modelo híbrido, é possível alcançar alto nível de conhecimento e obter um diploma de nível superior.

Para se ter ideia do sucesso e crescimento do EAD em todo o país, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), junto com a empresa de pesquisas Educa Insights, mostrou mudanças no comportamento dos alunos para o ano de 2022.

Os dados mostram que pela primeira vez o número de estudantes na modalidade a distância será maior que o presencial.

Essa tendência já era aguardada, no entanto, apenas para o ano de 2023.

A antecipação, segundo a ABMES, ocorreu em função da pandemia da Covid-19 e nas condições favoráveis que a tecnologia oferece, possibilitando facilidades para o ingresso dos brasileiros em um curso de nível superior.

Neste post, apresentaremos 6 dicas que devem ser utilizadas para o desenvolvimento de um planejamento da rotina de estudos, garantindo qualidade no aprendizado e sucesso nos resultados. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Por que fazer um planejamento de estudos?

Todo projeto para alcançar sucesso se inicia através de um bom planejamento e nos estudos a situação não é diferente.

A liberdade de escolha e as diversas possibilidades que o EAD e estudos híbridos oferecem facilitam a vida dos alunos, permitindo que a maioria das atividades seja realizada em horários flexíveis e a partir de qualquer lugar que possua acesso à internet.

No entanto, se não houver um planejamento e uma disciplina para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, muito do conteúdo disponível pode ser perdido, o que acaba influenciando na formação do aluno e no alcance das médias necessárias para a continuidade do curso.

Como planejar a rotina de estudos da faculdade?

Para se alcançar o sucesso esperado, você precisa planejar a rotina de estudos, onde 6 pontos principais fazem toda a diferença para o atingimento dos objetivos. Vamos conhecer cada um deles:

Avalie a disponibilidade de horários

Apesar da liberdade que a faculdade a distância possibilita em termos de horários, é fundamental a criação de uma rotina de estudos que reserve determinada parte do seu tempo para se dedicar exclusivamente a essa atividade.

A vantagem é que esses horários podem ser divididos durante o dia e conforme as folgas e possibilidades que não coincidam com os outros compromissos.

Muitos estudantes aproveitam os horários do final de semana para adiantar os estudos e quando possível utilizam os momentos no trânsito para ouvir ou ler conteúdos que somem.

Reserve, portanto, os horários em que estará se dedicando aos estudos e empenhe-se em cumpri-los, pois o sucesso do seu desempenho depende da sua dedicação.

Defina o local de estudos

O local de estudos é outro fator determinante no alcance dos objetivos.

Isso significa garantir exclusividade para essa atividade, sem sofrer interrupções que possam atrapalhar a concentração nos assuntos que estão sendo avaliados.

Como já mencionamos, os momentos no trânsito ou em locais de espera podem ser utilizados para o reforço de conteúdos, no entanto, para o estudo sistematizado é importante que o ambiente ofereça:

  • acesso à internet,
  • silêncio,
  • iluminação adequada,
  • conforto e espaço para apontamentos,
  • disponibilidade de todos os materiais necessários para os estudos.

Crie um cronograma

Organize-se de forma a criar um cronograma das matérias a serem estudadas, preferencialmente intercalando aquelas que você tem maior facilidade com as mais complicadas.

As mais difíceis devem merecer mais atenção, pois o esforço será maior para que possam ser entendidas e absorvidas com qualidade.

Relacione todas as matérias e divida os conteúdos entre os dias da semana, estabelecendo tempo suficiente para cada uma delas.

Em muitos casos, alguns conteúdos precisarão de reforços, portanto, esteja atento aos encontros online e formatos oferecidos pelo curso para facilitar o aprendizado.

Evite distrações

A internet é uma ferramenta poderosa e inigualável para o aprendizado, porém, é também uma fonte de distração e um dos maiores problemas para os alunos, portanto:

  • durante os estudos esqueça as redes sociais,
  • não acesse os aplicativos para troca de mensagens, exceção aquelas que envolvem assuntos relacionados aos conteúdos que estão sendo estudados no momento,
  • concentre toda a atenção no objetivo proposto e desenvolvido em seu planejamento.

Além disso, converse com os familiares e peça para que durante os estudos não ocorram interrupções, organizando-se a ponto de não atender a telefonemas ou receber visitas durante esse período.

Faça revisões

As revisões são essenciais para a assimilação dos conteúdos, reserve no seu cronograma o tempo para elas.

Aqueles 30 minutos de folga durante o almoço podem ser utilizados para essa tarefa.

Outra maneira interessante para isso é desenvolver em cada aula um resumo do conteúdo apresentado e reservar um espaço de 15 minutos do seu cronograma diário para uma revisão a respeito.

Essa ação possibilitará que você saiba quais as matérias que precisam de mais atenção e que apresentam dúvidas e necessidades de esclarecimentos.

As pausas também são importantes!

Os estudos exigem esforços, principalmente quando são realizados em paralelo ao trabalho, no entanto, as pausas são essenciais.

O descanso é até mesmo a mudança de foco em atividades que lhe proporcione lazer e diversão precisam fazer parte do cronograma.

Desconsiderar essas questões leva muitas pessoas a níveis de ansiedade que acabam comprometendo a qualidade dos estudos, portanto, não esqueça de programar paradas em que você possa:

  • relaxar,
  • desenvolver atividades físicas,
  • conversar com os amigos,
  • conviver com a família.

Se você desenvolver um planejamento abordando os itens apontados, tenha certeza que conseguirá realizar todas as suas atividades com maior tranquilidade e alcançar bons resultados na faculdade.

O EAD e o ensino híbrido, diferente do que muitos pensam, exigem mais atenção e muita disciplina.

Porém, é através desses modelos que muitas pessoas conseguem se especializar e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, facilitando suas rotinas e possibilitando que possam cursar uma faculdade de qualidade.

Agora que você já conhece as 6 dicas para planejar sua rotina de estudos, acesse nosso site, conheça as diversas oportunidades de cursos que estão a sua disposição e faça a sua matrícula para o vestibular da Ulbra, uma das maiores universidades do Brasil!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!